1

logo-proj amazonia mod(1)

No dia 19 de julho teve início a quarta edição do Projeto Amazônia na comunidade Magnificat (município de Itapecuru-Mirim, no Maranhão). Em um clima de família, encontraram-se 28 pessoas vindas de diversas regiões do Brasil e moradores locais.

De diferentes áreas profissionais – pedagogos, advogado, estudantes, assistentes sociais, agropecuarista, engenheiros, arquiteto – todos traziam consigo o mesmo desejo: dar a vida para gerar Jesus em meio.

Foram realizadas 62 visitas a uma comunidade alegre, enraizada no amor, no Ideal vivido, como descreveram os participantes. “Algumas dificuldades vieram em evidência e se tornaram nossas. Os dias foram marcados por momentos fortes com as famílias, colhendo profundas dores e angústias vividas nos últimos tempos”.

Um momento marcante foi a noite foi dos talentos apresentados pelos participantes do Projeto Amazônia vindos de fora e pelos moradores de Magnificat. O repertório teve canções, danças e piadas. “Um momento de descontração coroado pelo clima de família”, contam.

Outra atividade do Projeto foi a realização do Workshop da Fraternidade “Juventude e Talentos”, com oficinas de coral, dança, artesanato, poesia, pinturas especiais e violão, totalizando 94 participantes entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O bispo da Diocese de Coroatá, Dom Sebastião fez uma visita ao centro comunitário, reunindo-se com os participantes do Projeto Amazônia e alguns moradores de Magnificat para um momento forte de partilha de experiências. “Foi um momento de vivência profunda no sentido de ser uma só família. Dom Sebastião, muito contente, expressou a sua acolhida ao Projeto Amazônia na sua diocese, ressaltando o bem que esta evangelização traz para Magnificat. Fruto deste encontro com o bispo surgiu em alguns moradores o desejo de recomeçar sua vida com a Igreja”, contam. “É sempre um motivo de consolação toda vez que venho aqui em Magnificat. Que esta experiência de evangelização continue sendo referência para todas as outras do Maranhão e de outros lugares, declarou Dom Sebastião.”

A conclusão do Projeto Amazônia em Magnificat se deu com a realização de uma Mariápolis nos dias 25, 26 e 27 de julho.

 

Poesia feita durante oficina no Projeto Amazônia

 

Um novo recomeço

Na vida sofremos, choramos, caímos,

Mas não desistimos.

A chuva, chovendo e molhando

Os cabelos chapados, mas sempre

Renovando novamente

 

Na roça com o sol ardendo na pele,

Queimando, mas sempre, com a fé

Que um dia aquele sofrimento

Passará.

 

Sorrir para não chorar e passar

Alegria no olhar.

Falar das dificuldades e fracassos,

Mas sempre pensar que tudo passa

E podemos recomeçar.

 

A melhor coisa é a simplicidade,

Amar o próximo e ser amado,

Alegrar-se, dar apenas um sorriso,

Ser humilde, pois Deus está

Em todas as coisas,

Principalmente em cada

Um de vocês.

 

Maria Jaqueline M. Gonçalves

 

 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)

 

Commenti

  1. Jósé Cesar Caetano da Cruz

    Admiro muito o Projeto Amazonia.Participo do movimento dos focolares (familia Novas) e todos os meus 3 filhos são gens. Meu filho já participou em 2013.Quem sabe poderei participar em familia em uma nova oportunidade.
    Sempre Uno em Cristo.
    Parabéns pelo projeto.
    José Cesar

    Responder