Pelo sexto ano está sendo realizado o Projeto Amazônia, uma parceria entre o Movimento dos Focolares e a CNBB para atender um apelo em prol de populações da Amazônia que vivem com graves situações em decorrência da vastidão dessa região, principalmente no que diz respeito à assistência espiritual e social. Este ano as missões são em Abaetetuba (PA), Óbidos (PA) e Magnificat (Itapecuru/MA).

abaetetuba

O de Abaetetuba já teve início, com a participação de missionários provenientes de São Paulo, Minas Gerais, Belém e de várias cidades do Pará. Atendendo ao pedido do bispo da Diocese, D. José Maria, as ações do Projeto Amazônia serão feitas nas nas comunidades de Palmares, Olho D’água e Km 50, todos no município de Tailândia a 158 km distante de Abaetetuba. A região faz parte do território da Diocese de Abaetetuba, mas possui pouquíssimos padres para acompanhar uma paróquia distante e de grande dimensão territorial. O lema do Projeto Amazônia 2015 é “Amar é servir o outro”, inspirado no tema da campanha da fraternidade deste ano.

abaetetuba2

Em Óbidos (PA) será a primeira vez do Projeto Amazônia, de 14 a 24 de julho.Trata-se de uma ilha onde se chega só de lancha, partindo de Santarém, uma região realmente “ribeirinha” com uma situação de extrema pobreza.

Serão feitas ações em três frentes: evangelização nas periferias, com as visitas às casas; saúde, com “mutirões de atendimento” na Santa Casa que estava fechada e foi reaberta e assumida pela diocese; e cultura, com atividades de música e outras especialmente com os jovens e adolescentes do lugar.

abaetetuba3

Por fim, em Magnificat, no Maranhão, de 18 a 26 de julho, haverá o Projeto Amazônia com a previsão de participação de mais de 50 pessoas, de todo o Brasil, que vão atuar como missionários. Ao final será realizada uma Mariápolis.

convite Mariapolis Magnificat

Acompanhe as novidades do Projeto Amazônia pelo blog


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)