#mundounido: Deixe sua marca

 

De 16 a 19 de julho, 356 adolescentes provenientes de vários estados do Nordeste brasileiro estiveram na Mariápolis Santa Maria, localizada em Igarassu (PE), para participar do 13º Fórum do Movimento Juvenil pela Unidade (MJpU). O encontro anual é realizado há 12 anos na Mariápolis, tendo marcado de forma intensa a vida de milhares de adolescentes ao longo dos anos.

A ideia do Fórum nasceu da exigência dos adolescentes de se criar um espaço onde pudessem ir e trazer seus amigos para debater assuntos de seus interesses com especialistas nas várias áreas de atuação. Aqueles dias também seriam de convivência com momentos de espiritualidade, ação social, noite reflexiva, encontros por grupos, gincanas, oficinas, entre outros. Toda a programação seria norteada pela ideia de mundo unido.

O título do Fórum escolhido para esse ano foi: MUNDO UNIDO: DEIXE SUA MARCA. Essa experiência se tornou um grande laboratório em que as várias atividades vivenciadas serviram de experimento para se comprovar que o mundo unido não é um sonho, e começa já, aqui, agora, entre nós.

O Fórum MJpU 2015 não se resumiu  apenas àqueles quatro dias; começou bem antes, quando nas várias cidades os adolescentes se reuniram para organizar as várias atividades em preparação para este momento tão esperado.

Foram dias intensos de muito trabalho e muita animação! Várias mensagens e fotos foram postadas no whatsapp, fazendo circular entre todos a alegria, o empenho e a dedicação nessa preparação. Estavam unidos por um sentimento comum, queriam fazer de tudo, superar todos os obstáculos para se reencontrarem novamente.

Os assuntos escolhidos para os debates desse ano foram: família, felicidade, amadurecimento na dor, comportamento jovem na atualidade e valores. Após esses momentos de diálogo, pôde-se concluir que é possível, sim, construir a unidade em todas as situações, nos vários ambientes em que se vive, na escola, na família, no esporte, no lazer etc.

Este ano existia um motivo a mais para celebrar: a Mariápolis Santa Maria, local sede de todos os Fóruns do MJpU realizados até momento, está comemorando os seus 50 anos de existência.

Ao conhecerem a história dessa Mariápolis, os adolescentes viram que muitas pessoas que por ali passaram deram a sua contribuição pessoal através de doações, bens, talentos e tempo para a construção dessa cidade. E disseram: “também a nossa geração quer fazer parte dessa história...” Para isso surgiu a ideia de fazer uma ação concreta durante o Fórum. Numa das tardes, a Mariápolis se tornou um grande “canteiro de obras”, onde junto com seus habitantes os adolescentes puderam deixar sua marca por meio de algumas atividades de conservação dos vários ambientes.

Como conclusão desse momento, os adolescentes deixaram “suas mãos” impressas em um grande mural como sinal de compromisso em viver por um mundo melhor, em deixar sua marca no mundo! Uma marca de paz, de amor, de unidade entre os povos. As mãos simbolizam também a continuidade de um carisma, o Carisma da Unidade doado por Deus a humanidade através da vida de Chiara Lubich.

Todos são convidados a deixar uma marca de amor fraterno em suas vidas e na vida de muitas pessoas, inclusive você que agora está lendo essa matéria. Cada ato feito por amor vai muito além daquilo que se vê, cada ato de amor toca o mais profundo do nosso ser e transforma o mundo ao nosso redor.

Para saber mais acesse

https://www.youtube.com/4brcUay4Pkc

https://www.flickr.com/photos/133156787@N03/


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)