No início do ano foi sugerido pela comunidade de Maués (AM), localizada a 356 km por via fluvial de Manaus, a realização do Projeto Amazônia voltado para adolescentes, jovens e famílias. Desde o começo da preparação todos os passos foram dados em comum acordo entre as comunidades e a Igreja de Maués. O modo para interagir com os jovens foi um desafio inicial e surgiu a ideia de ir ao encontro dos adolescentes e jovens nas escolas.

2

A participação de um adolescente, de jovens, vários especialistas na área da educação e terapeutas de jovens usuários de drogas foi fundamental para o desenvolvimento de um programa que resultou em uma dinâmica em que cada etapa levava-os a refletir sobre o que existe de negativo no mundo, na cidade em que vivem e o que poderiam fazer pessoalmente para  melhorar o mundo e a sua cidade.

7 (2)

Os organizadores contam: “Durante dois dias visitamos oito escolas e nos encontramos com cerca de 2.300 adolescentes e jovens. Através das dinâmicas, tivemos a oportunidade de conhecê-los, trocar ideias e no decorrer das várias etapas, eles iam entendendo a importância do trabalho em equipe, em ter paciência, coragem etc. Havia uma árvore seca e os alunos receberam papel em forma de folhas onde   escreviam seus anseios e sonhos para dar o primeiro passo a fim de melhorar a si mesmo e o mundo que os cerca. Em seguida, colavam  esses propósitos na árvore, enfatizando que, a partir daquele momento, o empenho se tornava coletivo. Também lhes foi entregue um marca página com os pontos da ‘Arte de Amar’ e um espaço para que pudessem escrever seus empenhos e propósitos”.

esc 6

No segundo dia, à noite foi a oportunidade de se encontrar com os pais dos alunos, juntamente com um casal do Movimento dos Focolares para dar-lhes um retorno do encontro com seus filhos nas escolas. Foi um momento proveitoso e uma oportunidade de ir em profundidade a respeito dos relacionamentos familiares. Na ocasião estavam dois adolescentes e um deles manifestou o desejo de que em sua família houvesse mais diálogo e o quanto isso é importante para o desenvolvimento humano.

inc pais2

No sábado à noite, houve a apresentação de números artísticos preparados pelos jovens da comunidade, juntamente com alunos das várias escolas. Foi um belo momento, no qual os jovens cantaram, fizeram apresentações de instrumentos musicais e danças.

O ponto alto do show foi a apresentação da história de Chiara Luce. Uma hora antes do show, porém, formou-se uma nuvem escura, anunciando que cairia uma forte chuva. Todos ficamos preocupadas porque isso poderia atrapalhar a chegada dos jovens ao evento. Imediatamente os organizadores se reuniram para pedir a intercessão de Chiara Luce e foi um momento muito significativo porque a presença dela era muito forte. O pedido foi atendido: na mesma hora, as nuvens começaram a se dissipar e tudo correu bem!

show4 (2)

No domingo, pela manhã, foi a vez de se encontrar com 160 crianças de 4 a 9 anos de idade. Elas assistiram um vídeo sobre a história de Chiara Luce e durante o intervalo logo colocaram em comum o lanche. Ao final escreveram como foi aquela manhã e muitos ficaram tocados com os atos de amor que Chiara Luce fazia, como, por exemplo, cuidar de uma senhora doente, doar seus melhores brinquedos a crianças que não tinham.

Também no domingo houve um momento dedicado às famílias com a presença de 130 pessoas. Foi dado continuidade ao tema sobre o relacionamento da familiar, entre o casal e do casal para com os filhos. Foi uma manhã de diálogo profundo e direto.

A experiência em Maués foi muito rica, bem para “Sair”, como proposto pela Igreja.


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)