De 10 a 12 de outubro foi realizada no interior do Maranhão, no município de Timon, a “Mariápolis Gen3” do Meio Norte do Brasil, que compreende os estados do Piauí e Maranhão. O evento contou com a presença de 56 adolescentes de sete cidades dos dois estados, dentre eles os gen3, adolescentes do Movimento dos Focolares, e seus amigos, muitos dos quais participaram pela primeira vez de um encontro do Movimento.

O tema central do encontro era a proposta da vivência da Regra de Ouro: “fazer aos outros aquilo que gostaria que fosse feito a você e não fazer aos outros aquilo que não gostaria que fosse feito a você”. Um desafio que os adolescentes abraçaram com decisão, e assim puderam vivenciar experiências extraordinárias.

IMG-20151019-WA0019

Foi trabalhada a proposta do Projeto “Sports4peace” (esporte pela paz), que propõe a prática esportiva como um instrumento de encontro, como oportunidade de vivenciar o mundo unido, através da concretização do Projeto e do “decálogo do jogo ideal”, que tem dentre suas regras: dar o melhor de si, jogar limpo, se alegrar com a vitoria do outro, entre outros pontos.

Para ir mais “em profundidade” foi abordada a “A Arte de Amar”, proposta por Chiara Lubich, e à luz do Evangelho o tema “As faces de Jesus Abandonado na adolescência”, que ensinava aos adolescentes sobre o reconhecimento da presença de Jesus nas dores e dificuldades enfrentadas nos várias aspectos das suas vidas. A programação teve ainda uma conversa sobre afetividade e a sexualidade na vida do adolescente, feita com um psicólogo da região.

IMG-20151019-WA0017

O encontro contou com momentos culturais, onde muitos puderam mostrar seus talentos artísticos. Um cine fórum rendeu uma discussão muito rica e profunda a partir do filme “Deus não está morto”.

“O mais marcante do encontro é sempre o sol que formamos todos juntos, cada um com sua própria luz, e saber que ao final desse encontro cada um iluminará o meio onde vive”, disse Francisco José, de Coelho Neto (MA).

 

IMG-20151019-WA0025“As palestras foram muito boas, nos deram novos conceitos para a vida, para uma vida religiosa ao lado de Deus. Vou sair daqui uma pessoa diferente”, afirmou Francisco Gabriel, de Bacabal (MA), que esteve pela primeira vez na Mariápolis.

“Esse encontro para mim foi muito importante, aprendi muito com todos, fiz muitas amizades. Quando todos têm o mesmo ideal parece que fica fácil viver”, disse um adolescente de Miguel Alves (PI).

IMG-20151019-WA0024

“Foi um dos melhores encontros que já participei. O que mais me marcou foi a união de todos e a divisão das tarefas”, opinou Leonardo, de Aldeias Altas (MA).

“Achei muito legal, aprendi muitas coisas novas e conheci muitas pessoas que a partir desse final de semana ficarão guardadas em meu coração”, ressaltou Lucas, de Caxias (MA), também pela primeira vez na Mariápolis.


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)