Focolares da Bahia define programa de vida para 2016

 

Nos dias 14 e 15 de novembro estiveram reunidas na Casa de Retiro São José, em Mar Grande, na Bahia, as lideranças do Movimento dos Focolares vindas dos mais diversos recantos da Bahia, compreendendo juventude, famílias, comunidades locais e amigos. O Centro Regional da Bahia para o Movimento dos Focolares, tendo à frente Márvia e Tiago, relembraram o ano de 2014, quando foi lançada a diretriz “sair, juntos e preparados!”, que permanece atual, portanto muito aderente à diretriz emanada do Papa Francisco: Contemplar, sair e fazer escola!

Ajornamento Regional Salvador 6

A respeito da semelhança entre o que o Papa recomendou e o que fora decidido na Assembleia do Movimento em 2014, Márvia comentou que parecia que alguém havia soprado algo ao Papa, no entanto se trata de uma afinidade muito profunda que certamente tem origem no fato de que o mesmo Espírito Santo de Deus sopra lá e cá. Em Salvador, o Movimento tem se colocado à disposição da Diocese, apresentando-se e adquirindo outra visibilidade.

Ajornamento Regional Salvador 7

Dentre as constatações do que pode resultar de uma vida verdadeira em plena Unidade concluiu-se que se deve viver o amor recíproco para que os outros creiam. Isso implica saber perder e acreditar que é Jesus entre nós que tudo realiza.

Ajornamento Regional Salvador 8

Para 2016, o programa de vida proposto é “Unidade: dádiva, empenho e meta!”. Durante o encontro, os participantes conversaram sobre essa proposta:

Ajornamento Regional Salvador 11

Por que a Unidade é dádiva? Porque não são os membros da comunidade que a geram, mas é Deus.

Ajornamento Regional Salvador 5

Por que a Unidade é empenho? Porque está centrada no amor recíproco, em que cada um é Jesus que ama outro Jesus, portanto ama a todos, não importando se é o mais necessitado ou não, mas dirige esse amor a todos, sem distinção. O Papa Francisco nos sugere ir às periferias. Vamos até os descartados da sociedade para sermos especialistas em unidade.

Ajornamento Regional Salvador 1

Por que a Unidade é meta? Porque requer acender focos de diálogos em toda a parte. Márvia afirmou: “Não estamos nessa Obra senão para ir de encontro à humanidade”.

Ajornamento Regional Salvador 2

Uma foto foi colocada em relevo no encontro, representando três co-fundadores do Movimento dos Focolares: Chiaretto (Pasquale Foresi), Foco (Igino Giordani) e Chiara Lubich. Na foto, Chiaretto e Chiara miram a luz, e Foco mira a nós! Esse fato denota a ligação de Foco com a humaninade!

Ajornamento Regional Salvador 3

No evento foi exibida uma breve biografia de Foco, em que a virtude da HUMILDADE aparece largamente recorrente em sua vida, na medida em que foram detalhados diversos momentos de sua trajetória como político, palestrante, construtor de paz, assim como os vários momentos em que atuou junto com Chiara Lubich na edificação dessa Obra!  “Foi surpreendente ver com que paixão ele vivia, o que me faz repensar o modo como conduzo a minha vida!”, comentou o empresário Vandilson.

Ajornamento Regional Salvador 4

“2016 será o ano de Foco! Ano da Unidade!”, disse Tiago Rolim, responsável pelo Centro Regional da Bahia.

Um ponto alto do encontro foi a exibição do tema sobre a unidade, por meio de vídeo em que a presidente do Movimento dos Focolares Maria Voce, conhecida como Emmaus, disse que a medida da vida em unidade se faz mediante o amor a Jesus na Cruz: “Somos uma espiritualidade coletiva e de comunhão, mas somente  em Jesus Abandonado se vive plenamente esse Ideal, pois ele se fez desunião infinita para sermos Unidade perfeita!”

Ajornamento Regional Salvador 13

Muitas experiências de vida foram compartilhadas, com destaque para a vida de Jota, um membro da comunidade de Feira de Santana, que faleceu recentemente, tendo deixado uma marca de vida plena nesse carisma da unidade, que viveu, deixando um vasto rastro de Luz.


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)