FB_IMG_1455588815834No carnaval foi realizada a Escola de Verão os Gen 3, com a participação da adolescentes de 11 a 14 anos provenientes dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará.

O grupo se organizou em seis unidades e cada uma levou o nome de alguém muito especial, que durante sua vida amou muito Jesus e agora se encontra no Céu: Unidade João Vitor (Gen 3 de Aracaju), Unidade Paulo Conci (Gen 3 da Itália), Unidade Alland (Gen 2 de Recife), Unidade Sillas (Gen 3 da Mariápolis Santa Maria), Unidade Alexandre (Focolarino do RJ) e Unidade Alfredo (Gen 2 de Goiânia).

Na tarde de sábado, depois das distribuições de quartos e unidades, o grupo se reuniu na sala para escutar como tudo começou. “Estavam lá, no meio da sala, uma vela e o Evangelho. Eram tempos de guerra! Tempos de dor! Foi da Palavra VIVIDA que tudo começou. A sala estava escura e houve som de sirene e bombas. Uma voz intercalada com imagens contava a história do Movimento dos Focolares até chegar ao nascimento da terceira geração”, contam.

Em seguida, por unidade os gen 3 desenharam e compuseram o painel, colocando em comum a própria criatividade.

O domingo começou com uma reflexão feita por Gilvan, assistente Gen 3 de Recife sobre a presença de Jesus no irmão e as obras de caridade. “Não podíamos perder o foco e nos esquecermos de que no irmão está Jesus. Por ele devemos amar até o fim. Um desafio ter que reconhecer que naquelas pessoas que temos mais dificuldades ou que mesmo achemos antipáticas deverão ter a nossa predileção no amor”, ressaltam.

Depois teve início o campeonato de futebol e vôlei. Cada unidade levou para a quadra a Regra de Ouro: Devemos jogar e ficar felizes quando ganhamos ou quando o outro time ganha.

À tarde fizeram uma trilha ecológica até o Polo Ginetta. Cada unidade levou um saco grande de lixo e recolheu pela trilha todo o lixo pelo caminho, exercitando assim em cada um a consciência de zelar pelo meio ambiente. “Chegamos ao Polo e lá falamos sobre como o Ideal de Chiara se encarna dando respostas concretas aos desafios no campo social. ‘Precisa amar com os músculos’, ela nos disse um dia! Recolher o lixo e ter a consciência de como tratamos nosso planeta é um amor a todos, um amor para a sociedade, um amor social. Falamos também sobre o projeto da Economia de Comunhão, no qual empresas procuram repartir seus lucros com os pobres. Fizemos muitas perguntas e contamos experiências de como difundir aos nossos amigos para que eles também vivam menos o consumismo e mais a partilha. Entendemos que difundir essa ideia é também realizar a EdC”, relatam.

A programação da Escola teve momentos de aprofundamento da espiritualidade da Unidade, além de mais campeonatos e gincanas e momentos de diálogos sobre a dor e a vida em família com a experiência compartilhada por alguns casais.

“Posso falar com convicção que esta escola gen3 mudou minha forma de pensar em alguns aspectos, e também posso falar que essas mudanças foram para melhores. Estou cada vez aprendendo mais sobre Ideal e são com encontros como esse que ajudam a construir um mundo unido. Foi um dos melhores carnavais que eu já passei”, disse um adolescente de Arapiraca (AL), sintetizando a sensação de quem participou da Escola de Verão.

.facebook_1455416267787FB_IMG_1455588764561


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)