Instituto Sophia promove Curso de Férias no Brasil

 
1

Instituto Sophia

O Instituto Universitário Sophia para América Latina e Caribe (IUS-ALC) promove de 25 a 30 de julho, na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), o Curso de Férias sobre “As bases teórico-práticas do paradigma da fraternidade: projeções nas ciências sociais, políticas, econômicas e sociais”. O prazo para as inscrições é até 15 de maio.

O curso intensivo e presencial, com duração de seis dias (35 horas-aula), é voltado a jovens universitários de toda a América Latina que estejam frequentando pelo menos o segundo ano da faculdade, com até 35 anos. Ao tratar das bases teórico-práticas do paradigma da fraternidade, o Curso propõe um caminho formativo que elabora e integra um conhecimento coletivo, mediante estudo e práxis centrados em uma experiência de intercâmbio e convivência. O Curso é uma complementação dos respectivos cursos e disciplinas dos seus alunos; para os que desejarem, poderá ser complementado por uma oferta acadêmica posterior.
DIFERENCIAL
O diferencial do Curso de Férias reside em seu método acadêmico, que promove o entrelaçamento harmônico de estudo e vida. Seus programas e conteúdos se abrem a várias trajetórias culturais florescidas ao longo da história, estimulando o diálogo respeitoso entre diferentes visões de mundo e religiões que lhes estão subjacentes. Uma especial referência latino-americana coloca em contato os eixos centrais da história e da cultura universais com a realidade passada e presente desta região do mundo, aportando ao saber global uma visão específica capaz de ser ela mesma uma dádiva para a humanidade.
Ao mesmo tempo, a dinâmica do Curso visa a constituir entre alunos, docentes e equipe de apoio uma comunidade acadêmica, na qual interagem, em espírito de diálogo e intercâmbio, competências e responsabilidades, favorecendo o crescimento pessoal e de grupo dos participantes.
CONTEÚDOS
Bases teóricas do paradigma da fraternidade: Seus fundamentos, alcances e aportes. A relação entre o homem e o cosmos, a racionalidade científica e a relação entre as ciências naturais e a fé e a ecologia.
Projeções sociais: Pessoa e sociedade na perspectiva da Doutrina Social da Igreja. Sociologia e estratificações sociais: o problema da desigualdade. A igualdade fraterna. Análise de experiências.
Projeções políticas: Formas contemporâneas de democracia, novos atores sociais e políticos, a fraternidade como categoria da política.
Projeções econômicas: Instituições da economia civil. A economia da dádiva e da reciprocidade. O Desenvolvimento Integral como resposta à inequidade social. Economia de Comunhão.
Projeções culturais: Antropologia e cultura do dar. A arte como caminho de comunicação da cultura. Identidade, alteridade e responsabilidade social da arte.
CORPO DOCENTE
Professor convidado – Sergio Rondinara, professor de Epistemologia e Cosmologia do Instituto Universitário Sophia (Florença, Itália)
Outros professores – O corpo docente está sendo composto por professores latino-americanos nos campos de conhecimento acima mencionados. Seus nomes serão divulgados assim que o programa do Curso de Verão for completado.

 

CERTIFICAÇÃO
Os participantes receberão certificado oficial do Instituto Universitário Sophia.

 

PROMOTORES
O Instituto Universitário Sophia (IUS) é uma instituição acadêmica de ensino e pesquisa em que vida e investigação intelectual, diferentes culturas e diversas disciplinas se encontram em um contexto de marcada dimensão relacional. Mais do que um conjunto de faculdades, trata-se de um laboratório de experimentação interdisciplinar e intercultural, de uma experiência de ponta e de fronteira, um lugar de excelência a serviço do desenvolvimento humano e cultural. A proposta de seus cursos de especialização e pós-graduação é de base cristã e inspira-se no pensamento e na obra de Chiara Lubich, mentora e fundadora do IUS em 2007.

A Mariápolis Ginetta é um centro de formação para a cultura da unidade e da fraternidade, espaço de convivência para quem deseja conhecer e aprofundar a espiritualidade da unidade, típica do Movimento dos Focolares, a fim de contribuir com o diálogo entre os movimentos da Igreja Católica, cristãos de diferentes confissões, fiéis das grandes religiões e pessoas sem referencial religioso. Realiza diversos encontros e congressos, para pessoas de várias idades e campos de interesse.

 

DATA, LOCAL E CARGA HORÁRIA
Início: segunda-feira, 25 de julho de 2016, às 9h.
Encerramento: sábado, 30 de julho de 2016, às 13 horas.
Carga horária: 35 horas-aula
Local: Mariápolis Ginetta
Rodovia Bunjiro Nakao, km 47
Vargem Grande Paulista – SP – Brasil

 

PRÉ-REQUISITOS

Brasil – Estar cursando ao menos o segundo ano de um curso universitário (em qualquer área) ou ter-se graduado há cinco anos ou menos na data da inscrição.
Países hispano-americanos – Estar cursando ao menos o segundo ano de um curso universitário (em qualquer área) ou ter-se graduado há cinco anos ou menos na data da inscrição, além de já ter participado de ao menos uma das Escolas de Verão realizadas na Mariápolis Lia (Argentina) entre 2012 e 2015.
IDIOMAS DO CURSO
Português e espanhol, oral e escrito.
PREÇO
O valor do curso, incluindo estada, é de US$ 155,00.
Observação: Há uma disponibilidade limitada de ajudas de custo para o curso. Os interessados devem dirigir-se a cursosophiaalc@gmail.com.

 

INSCRIÇÃO
Os interessados serão submetidos a uma seleção baseada no seu histórico acadêmico e na avaliação da sua motivação para participar do Curso de Férias. Para tanto, deverão enviar um e-mail a cursosophiaalc@gmail.com, com os seguintes arquivos anexos:
1) Ficha de inscrição preenchida. O arquivo deverá ser nomeado como sobrenomepaís.doc (sendo “sobrenome” o do candidato e “país” o seu lugar de residência permanente. Exemplo: silva-brasil.doc).
2) Cópia digitalizada do histórico escolar emitido pela instituição onde estuda ou estudou, com indicação de carreira e cursos aprovados (nome do arquivo: sobrenome-certificado.doc ou .pdf). No caso de ser selecionado, o participante deverá entregar o original deste documento no início do Curso de Férias.
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Data-limite para o envio da ficha de inscrição e documentos: 15 de maio de 2016.
Confirmação dos candidatos selecionados: início de junho de 2016.

INFORMAÇÕES E CONTATO
cursosophiaalc@gmail.com


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)

 

Commenti

  1. Boa tarde! Aqui é a Dalila, aluna da Escola Jovens por um Mundo Unido e também estpu cuidando da parte da comunicação e facebook da escola, gostaria de pedir que adicionasse uma configuração do site para compartilhar as informações daqui no facebook também, pois quando divulgo na página da EJMU aparecem várias outras imagens no post..

    Fica assim: https://www.facebook.com/ejmufocolares/posts/170097163387469?notif_t=like&notif_id=1463146672434469

    Obrigada!!

    Abraço fraterno

    Responder