Escola de Cidadania Ginetta Calliari será inaugurada em 28/8

 
2

Será inaugurada oficialmente no dia 28 de agosto a Escola de Cidadania Ginetta Calliari, com uma conferência proferida pela socióloga Vera Araújo, na Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE), que será transmitida por streaming e ficará disponível na internet.

A Escola de Cidadania teve suas origens quando da visita da Emmaus ao Brasil em 2014, quando – por suas palavras – veio à tona a exigência de uma formação mais sistemática que permitisse aos que partilham do espírito dos Focolares compreender a realidade circundante, a chamada “noite cultural” e os “sinais dos tempos”, para uma prática promotora da cidadania e dos direitos humanos, com base numa “cultura do diálogo”.

A Escola de Cidadania deseja ser um espaço de formação humana em vista a promoção da transformação social, que tem como referência o Carisma da Unidade, expresso na espiritualidade, no pensamento e na vida de Chiara Lubich, refletido culturalmente na Escola Abba e no Instituto Sophia, na Escola Civitas, no ambiente do Movimento Humanidade Nova e nas chamadas “inundações”. Ela quer estar em diálogo com as realidades e expressar na pluralidade de saberes e concepções e do pensamento. Não é uma instituição jurídica, mas pode fazer parceria com instituições para promover cursos e atividades.

Seu público-alvo são as pessoas interessadas em estar mais e melhor preparadas para uma intervenção social, membros ou não dos Focolares. O importante é estar de acordo com seus princípios, aberto ao diálogo e disposto a rever a própria prática. Por isso, não requer especial nível de instrução ou campo de atuação. Contudo, a Escola poderá promover cursos voltados de modo particular a quem trabalha em iniciativas políticas, sociais ou culturais.

Os temas de suas aulas, oficinas, conferências – que poderão ser presenciais, semipresenciais ou à distância – serão sempre tratados à luz do Carisma da Unidade, baseados numa visão do ser humano relacional e dialógico, sem, contudo, terem a pretensão de apresentarem completos, dogmáticos ou doutrinais, mas, sim, fornecer a seus participantes algumas pistas, balizas e princípios.

Os temas provém das demandas da própria realidade social ou do Movimento dos Focolares, como por exemplo, arte do diálogo, antropologia, migrações internacionais e interculturalidade, a cidade como espaço de cidadania, política e fraternidade, o poder da mídia, a natureza civil e política da Fraternidade, elementos históricos da formação da nação brasileira, Doutrina Social da Igreja e Encíclicas do Papa sobre meio ambiente e sobre família

O método será sempre o de uma relação dialógica: formar o homem-relação, pois o diálogo é parte intrínseca dos seres humanos, do progresso histórico e do caminho. Assim, a aprendizagem será um processo de construção de conhecimento, com reflexão crítica, experiências e processo de trabalho, integrando teoria e prática, pensamento, vida e ação.

O evento será transmitido pela internet: http://live.focolare.org/20160829

Senha: ginetta

Convite Inauguração Escola de Cidadania


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)

 

Commenti

  1. Amélia Silva

    Caríssimos

    O coração está pulsando mais forte e acredito q Deus nos une num imenso empenho fabuloso .
    Estou contigo na roda.
    Dou graças a Deus por tão nobre inspiração.
    Vou seguir avante contigo.

    Oque faço para participar à distância de todos os módulos, posso verificar uma data para ir até vocês também.
    Uno

    Obrigada

    Responder
  2. mariaelizabete.cintra@hotmail.com

    Boa noite.
    Infelizmente não tomei conhecimento dessa palestra a tempo de comparecer pessoalmente. Estou elaborando um projeto de pesquisa, para concorrer a uma vaga no curso de mestrado em Sociologia. Meu tema seria para desconstruir o discurso da Escola sem Partido.Não tenho orientador(a). Gostaria de saber se é possível uma ajuda, para o encaminhamento desse trabalho, só tenho essa semana. Obrigada.

    Responder