São Paulo – Mariápolis Ginetta

 

São Paulo – Mariápolis Ginetta 

Quando se trafega pela Rodovia Bunjiro Nakao, sentido Ibiúna, distante 45 Km. de São Paulo, lê-se esta indicação: Mariápolis Ginetta. Sob o verde que a circunda você encontra um esboço de uma pequena cidade na qual “Amai-vos uns aos outros” é a lei primordial.

Seu nome é significativo: Maria, a mãe que acolhe a todos – polis = cidade. Ginetta, o nome de um dos pioneiros que a construíram: Ginetta Calliari, italiana, que eatualmente está em processo de beatificação.

No ano 1967 havia apenas uma pequena casa de pau a pique, sem água e sem luz elétrica. Foram a comunhão de dinheiro, forças, braços, talentos, tempo, ousadia, a fé na providência de Deus que a construíram. Agora seus moradores são mais de 200, famílias, jovens, crianças, profissionais, sacerdotes e religiosos, de todas as regiões do Brasil, e… do mundo: China, Congo, Itália, Portugal, Holanda, Alemanha…

Economia de Comunhão. A Mariapolis Ginetta é conhecida em todo o mundo porque aqui, no ano 1991, Chiara deu inicio a um projeto inovador que se espalhou em muitos Países: a “Economia de Comunhão”, inspirada pela “cultura da partilha”, para oferecer uma resposta ao drama da pobreza e desigualdade. A 4 km, na Estr. Água Espraiada, 5352 – Caucaia do Alto, Cotia – SP., nasceu o primeiro Pólo empresarial do mundo. É o que mais caracteriza a Mariápolis. Como destacou Chiara – “queria ser um farol e uma esperança” pela nossa terra de grandes contrastes socioeconômicos.


Obras sociais. 
Há muitos anos, atuam-se iniciativas educativas no Jardim Margarida e no Bairro do Carmo para crianças e adolescentes assolados pelos riscos de violência e droga.

Formação de homens novos. Aqui se formam jovens, famílias, religiosos, padres. Eles vêm aqui para alguns meses, um ano ou poucos dias.

Centro de Congressos: o Centro Mariápolis acolhe eventos nacionais e internacionais pela formação espiritual, dos membros do Movimento dos Focolares, de Igrejas e de Instituições civis.

Cultura. A Editora Cidade Nova publica livros e uma revista mensal, para difundir fatos e mudanças de nosso tempo com o olhar da fraternidade.

Lojas: padaria e confeitaria Espiga Dourada: junto com pães e doces, a gente encontra acolhida e carinho. De Luigia: loja de roupa e artesanato.
O coração da Mariápolis. A Igreja de Jesus Eucaristia. Horário das missas – Todos os dias: 7h45 e 18h30. Nos feriados: 11h e 18h30.


A Mariapolis é aberta a todos
!

Recepção: de segunda a sexta: 8h30-12h e 14h30-18h; sábado e domingo: 9h-18h. Tel. 41591255 – E-mail: mariapolisginetta@focolares.org.br. Endereço: Rua Pauline Gogler, 61 – Mariapolis Ginetta (Vargem Grande Paulista).

 

 

 

Como chegar:

 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)