Dia Mundial da Oração em Belém

 

No dia 3 de março, a comunidade do Movimento dos Focolares, em Belém, se uniu ao Movimento Dia Mundial da Oração – DMO para preparar e realizar a celebração anual. O encontro aconteceu no salão da Igreja Católica São José de Queluz e reuniu cerca de 170 pessoas.

O Dia Mundial da Oração é um movimento que reúne mulheres cristãs, de muitas tradições, em todo o mundo, para realizar orações em comum, toda primeira sexta-feira de março. Este movimento está presente em mais de 170 países do mundo e assim como o nosso, propõe a unidade na diversidade, unindo a oração e a ação de mulheres diferentes por propósitos pelo bem comum.

No dia da celebração o local foi preparado e decorado com carinho. Um painel de juta serviu para fixar o cartaz da DMO em tamanho grande. Todas acompanharam a celebração com livrinho e folha de canto e debateram juntas o tema: “Estou sendo injusto com você?”

Neste ano, a proposta era conhecer melhor o contexto social das Filipinas e, por isso, foram apresentados alguns slides com fotos e explicações enviados pelo grupo filipino da DMO. Todos receberam um potinho de arroz, como lembrança da cultura filipina e ao final, participaram de um momento de convivência, no qual saborearam um bolo de macaxeira, também típico das Filipinas.

 

Algumas impressões:

“O Dia Mundial de Oração – DMO é uma experiência única, que se renova a cada ano. Para mim, o mais importante é a fase de preparação do evento. As reuniões, colocar-se de acordo, nem sempre estar de acordo, mas ainda assim acolher a idéia da outra e estar disposta a perder a sua própria são oportunidades para poder dizer: “está tudo bem, eu amo minha Igreja, mas respeito a sua.” Este é o Diálogo da Vida, proposto por Chiara Lubich.” (Lívia Negrão, Focolare)

“Agradecida a cada uma que juntou as mãos e tornou este momento inesquecível, e reavivou a esperança na utopia da família humana irmanada entre si e com a natureza. A Divina Ruah colocou sua habitação entre nós.” (Irmã Tea, Xaveriana)

“Minha gratidão a todas, especial a Lívia e ao Movimento dos Focolares”. (Celina, CEBI)

 

 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)