Recital Lítero-Musical em São Paulo homenageia Chiara Lubich

 

Família Humana e Cultura de Paz, será este o título do recital-lítero musical a ser realizado no dia 07/04, em São Paulo, na Casa Portugal, por ocasião do 9º aniversário de falecimento de Chiara Lubich.

 

Estamos diante dos novos desafios, procedentes da história de conflitos entre os povos, da política e economia da atualidade e do imaginário coletivo, que anseiam uma resposta concreta de solidariedade e resgate dos direitos humanos. Desse modo, partindo do pensamento de Chiara Lubich, que propõe a fraternidade como um caminho de diálogo, vários artistas, de diversas nacionalidades e estilos, comprometidos em construir um cultura baseada no amor mútuo, irão se apresentar num recital lítero-musical.

Chiara Lubich: está na origem do Movimento dos Focolares. Nasceu em 22 de janeiro de 1920, em Trento, morreu em 14 de março de 2008, em Rocca di Papa (Itália). Jovem professora, jamais teria imaginado que, alguns decênios mais tarde, tantas personalidades pronunciariam palavras significativas sobre a sua pessoa e sobre a “cultura da unidade”, que está à base dos Focolares. A partir de 1995, os reconhecimentos a Lubich por parte de organismos internacionais, acadêmicos e civis se multiplicam. As motivações evidenciam, em especial, a contribuição à paz e à unidade entre os povos, religiões e culturas.

Entre esses reconhecimentos destacamos somente alguns: Unesco – Prêmio Educação para a Paz 1996 (Paris); Conselho da Europa – Prêmio Direitos Humanos 1998 (Estrasburgo); Ordem do Cruzeiro do Sul 1988 (Brasil); Medalha de Honra ao Mérito da USP 1998 (Brasil). Muitos os “Doutorados Honoris Causa”, entre os quais: EUA – Ciências Humanas – Sacred Heart University (1997); Brasil – Humanidades e Ciências da Religião – PUC/SP (1998); Brasil – Economia – PUC/PE (1998); Argentina – Interdisciplinar – Universidade Estatal de Buenos Aires (1998); Itália – Economia – Universidade Católica de Milão (1999); Malta – Psicologia – Universidade de Malta (1999); EUA – Pedagogia – Universidade Católica da América (2000); Venezuela – Artes – Universidade Católica de Maracaibo (2003).

Serviço:

Família Humana e Cultura de Paz

Dia 07 de Abril,

Horário: às 20h

Local: Casa de Portugal  | Av. da Liberdade, 602 – Centro – São Paulo – SP

Regolamento (500)