Comunicado importante: ATUAÇÃO por um Mundo Unido!

Enquanto Movimento dos Focolares desejamos cada vez mais ir ao encontro do próximo! Por isso, a comissão “Ação Brasil” lançou um projeto a todos os membros do Movimento para este ano em que aprofundamos de modo especial o tema de Jesus Abandonado e Crucificado: a “ATUAÇÃO por um Mundo Unido”.

Esta ação surge como um desejo sincero de atuarmos, todas as comunidades do Movimento, em consonância com as Orientações da Assembleia/2014 e com aquilo que o Papa Francisco mencionou ao dizer que devemos agir “como um hospital de campanha depois de uma batalha, (…) curar as feridas”. Precisamos ir ao encontro do outro, para escutá-lo e amá-lo concretamente. E nesse processo criar espaços para que todos possam participar como protagonistas , criando também a oportunidade para que, por meio da doação, façamos juntos experiências de Deus.

Com esses objetivos, propomos uma ação articulada em dois momentos​:

No primeiro momento, propomos o exercício de sair ao encontro do outro, para identificar e escutar o Jesus Abandonado de cada localidade, deixando-nos tocar por Ele. Assim, esse momento deve envolver toda a comunidade, na simplicidade de um encontro. Pode ser por meio de uma visita a um hospital, prisão, orfanato, asilo, moradores de rua, outras comunidades ou igrejas, refugiados, obras sociais do Movimento etc. Propomos que essa etapa da ação ocorra durante a Semana Mundo Unido, de 30 de Abril a 6 de Maio. ​A SMU pode ser, assim, um pontapé inicial de outras novas experiências.

No segundo momento, propomos uma ação construída em conjunto com as pessoas que encontramos no primeiro momento. Devemos entender, de acordo com cada realidade local, a ação que consiga dialogar com os “Jesus Abandonados” identificados no local, contando com a criatividade do Espírito Santo. Essa ação pode ser, por exemplo, uma arrecadação, a limpeza ou reestruturação de um espaço, a pintura de um muro, o oferecimento de serviços de saúde, um flashmob, etc. A ideia desse momento consiste em unir todas as comunidades do Movimento dos Focolares espalhadas pelo Brasil em um único dia para contribuir com a visibilidade e o sentido do “juntos” em nível nacional. Propomos que essa ação ocorra no dia de Chiara Luce, 29 de Outubro – que em 2017 coincide com um domingo, pensando que nos próximos anos poderia se realizar sempre no último domingo de outubro.

Entre uma data e outra, o contato com as pessoas que fomos encontrar pode ser mantido, principalmente pelo Movimento Juvenil pela Unidade, Jovens por um Mundo Unido, Humanidade Nova e Famílias Novas, dependendo da disponibilidade de cada comunidade. Esses dois momentos também se encaixam nos passos propostos no Projeto 6×1 (para as comunidades que já estão realizando ou que quiserem realizar esse projeto).

Depois, será importante comunicar (através do nosso site) as ideias e os frutos da ação, para que tudo possa circular e alcançarmos mais visibilidade.

Mas o mais importante é experimentarmos que, de imediato e na simplicidade de um encontro com o próximo, temos a possibilidade de tocar profundamente o outro e o outro a nós. Não deve haver apenas um anúncio, mas um encontro recíproco.

Sair nos dá a possibilidade de receber o que o outro tem pra nos ofertar. Desse modo, deve ser uma ação simples e concreta, procurando não complicar e não criar estruturas desnecessárias. O foco não é o tamanho e a grande organização, mas o encontro. Esse encontro se dá com uma ajuda concreta, mas principalmente com o amor entre nós. É uma oportunidade de vivermos concretamente o ano de Jesus Abandonado e sobretudo de fazer essa experiência juntos, como comunidade.

Todos topam?

Regolamento (500)