Focolares realiza congresso internacional sobre saúde

 
7 de setembro de 2017 até10 de setembro de 2017

A Rede Internacional Saúde Diálogo Cultura, que reúne profissionais da saúde do mundo inteiro, sediará o seu congresso internacional em terras brasileiras, neste ano, de 7 a 10 de setembro em São Paulo.

A programação será diversificada, com palestras, trabalhos acadêmicos e muito diálogo. Os profissionais desejam colocar em pauta a complementariedade do contexto pessoal e sociocultural na compreensão dos conceitos de saúde e doença no mundo contemporâneo. Isso significa um olhar cuidadoso dos sistemas de saúde com relação aos pacientes, a fim de compreendê-los em sua totalidade, respeitando suas experiências, sua espiritualidade e suas complexidades.

As inscrições podem ser feitas pelo site e submissão de trabalho será aceita até 15/06.

 

 

Sobre a HDC 

A Rede Internacional HDC – Health Dialogue Culture (SAÚDE DIÁLOGO CULTURA) – antes denominada Medicina Diálogo Comunhão, nasceu em 2003 e envolve profissionais da área da saúde de várias disciplinas, proveniências geográficas e culturais.

Inspira-se na Espiritualidade da Unidade, do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich, em Trento (Itália) em 1943, e na cultura que dela está emergindo, em um diálogo construtivo com a cultura contemporânea, nas diversas áreas do conhecimento: política, economia, sociologia, direito, psicologia, saúde, arte, comunicação, ecologia, pedagogia, esporte…

Através de um encontro vital com a cultura científica, HDC quer contribuir na construção de uma Antropologia Médica que sustente uma concepção da ciência e da atenção à saúde baseada no constante respeito à vida, à dignidade, integridade e identidade de cada pessoa, em uma perspectiva de promoção da saúde tanto individual quanto social/comunitária. HDC propõe ser um “espaço” de reflexão cultural, sempre conectada com a prática e com as experiências profissionais nos diversos contextos, onde encontra ressonância e confirmação dos pressupostos teóricos e novas linhas de estudo e pesquisa.

 

Regolamento (500)