Focolares participa de evento inter-religioso sobre mudanças climáticas no Rio

 

 Uma representação da comunidade do Movimento dos Focolares no Rio de Janeiro teve a oportunidade de participar do evento inter-religioso “Diálogos Fé no Clima”, organizado pelo Instituto de Estudos da Religião – ISER, GIP e Greenfaith. A proposta combinou a diversidade religiosa com o diálogo sobre mudanças climáticas, tendo como foco a água.

Cerca de 50 jovens de 17 países da América Latina marcaram presença no Museu Histórico Nacional, sede do evento, entre os dias 1º e 04 de maio. A programação contou com um painel de abertura sobre a Baía de Guanabara, uma mesa de diálogo sobre o uso consciente da água, entre outros. Os participantes conversaram sobre propostas práticas para preservação da água e da natureza, como a inclusão dessa reflexão às liturgias das diferentes religiões.

 

Fátima Netto, que esteve no evento, compartilhou a sua impressão: “Como eu pude chegar bem antes do início do evento, tive ocasião de conversar, de escutar um e outro, de várias religiões, de trocarmos contato. Já ali me senti “em casa”, como se nos conhecêssemos há muito tempo. Entendi que algo de muito grande estava acontecendo.”

Um dos momentos marcantes certamente foi a celebração inter-religiosa, que contemplou uma pequena peregrinação do Museu até a orla da Baía de Guanabara, com encenações dos rituais religiosos que envolvem a benção das águas.

Além disso, nessa celebração, um vaso de vidro recolheu águas de diversas partes do mundo, trazidas pelos participantes, inclusive do Rio Jordão e da fonte do Vaticano. Após a leitura de uma carta por parte dos jovens, a água foi devolvida ao mar, simbolizando a experiência de unidade vivida e a súplica conjunta em favor da natureza.

Uma experiência muito enriquecedora, que deu a todos a oportunidade de criar laços e de conhecer um pouco da cultura e da religião uns dos outros, fazendo cair qualquer sinal de preconceito e apreciando o positivo do outro. Um evento que criou pontes de fraternidade e de testemunho de Unidade.

Regolamento (500)