Inscrições abertas para o segundo semestre da Escola de Jovens por um Mundo Unido

 

Estão abertas as inscrições para a edição de 2017 da Escola “Jovens por um Mundo Unido” (EJMU), de âmbito internacional, realizada semestralmente na Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP).

A EJMU tem como objetivo contribuir para formação integral da juventude, a partir do patrimônio espiritual e cultural do Movimento dos Focolares. A candidatura deve ser feita com uma carta de apresentação que deve ser enviada para o email: ejmu@ginetta.focolares.org.br. O jovem deve se apresentar nesta carta, contando um pouco da sua história, sua experiência em grupos de jovens ou outras atividades, além de explicar como teve conhecimento da EJMU e o que gostaria de transformar na sociedade.

Depois, é só aguardar o envio da resposta/e-mail, com as informações de como proceder para concluir o processo. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição.

Período

A estadia dos jovens na Mariápolis será de 28 de julho a 17 de dezembro, com chegada entre 24/jul e 27/jul de 2017.

Para quem

Para todos os jovens ligados aos grupos do Movimento dos Focolares que desejam fazer uma experiência profunda e concreta de convivência. Faixa etária: 19 a 25 anos de idade.

Formação

Atividades teórico-práticas e vivência comunitária, propiciando aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e atitudes. O programa prevê atividades culturais, sociais e de espiritualidade. O objetivo é favorecer, preparar e motivar os/as jovens para tornarem-se agentes construtores de paz e de unidade.

Mais informações 

Dúvidas, comentários, sugestões, favor contatar: Ana Maria Figueiroa (+55 11 944022818 /am.figueiroa@gmail.com ) Gilvan David (+55 11 986883414 / gilvandsousa@gmail.com )

Facebook: www.facebook.com/ejmufocolares E-mail: ejmu@ginetta.focolares.org.br / Site: www.focolares.org.br

A Mariápolis Ginetta se encontra em Vargem Grande Paulista, a cerca de 40 quilômetros da cidade de São Paulo. O clima é subtropical e a média de temperatura anual gira em torno dos 20°C, sendo julho o mês mais frio (média de 13°C) e fevereiro o mais quente (média de 25°C). No inverno as temperaturas podem chegar abaixo de 5°C, provocando geadas ao amanhecer.

Há na Mariápolis Ginetta um contexto multicultural particular, com a presença de pessoas de distintas regiões do Brasil e de diferentes nacionalidades (residentes ou visitantes). Nesse sentido, vale dizer que os participantes da EJMU se inserem na vida comunitária da mariápolis, na preparação e condução das iniciativas que são oferecidas aos visitantes.

Além disso, recordamos que é parte integrante do processo formativo dos/as jovens a realização de serviços voluntários em atividades laborais e educacionais (sem configurar vínculo empregatício).

Os/as jovens que desejam participar da EJMU precisam ser conscientes de que irão se distanciar por um período de várias coisas importantes na sua vida (casa, família, amigos, estudos etc.), a fim de realizar uma experiência de “alargar os laços familiares”, a partir da convivência com outros/as jovens participantes da escola e com os habitantes da mariápolis permanente.

 

 

Regolamento (500)