Uma jornada por famílias novas

 

Com o título: “Sejam uma família”, a jornada de Famílias Novas da Comunidade do Rio de Janeiro reuniu cerca de 350 participantes, no dia 02 de maio, em Niterói, para celebrar o 9º ano de falecimento de Chiara Lubich e o 50º aniversário de fundação do Movimento Famílias Novas.

O tema de Chiara “A família é o futuro” foi apresentado em três partes: A família no desígnio de Deus; Jesus Abandonado e a família; E a família em saída. As experiências apresentadas demonstravam os desafios das famílias contemporâneas: as dificuldades e alegrias do relacionamento entre o casal; o namoro como preparação do casamento; o relacionamento com os filhos; a questão do alcoolismo na família; a adoção de filhos; as dificuldades e dores no ambiente familiar, entre outras.

A jornada teve a participação de 26 crianças menores de 12 anos que conheceram, de forma prática, a experiência de Economia de Comunhão. Eles montaram pequenas empresas de EdC e produziram produtos que foram vendidos aos participantes da jornada. Parte do lucro das vendas foi doado para uma creche que funciona no local onde a Jornada foi realizada, e outra parte foi destinada para a formação dos Gen 4.
A Jornada foi concluída com a apresentação do Movimento Jovens pelo Mundo Unido. Os jovens cantaram, contaram experiências e fizeram o lançamento de um projeto para ajudar financeiramente os jovens a participarem do Gen Fest 2018, que será realizado nas Filipinas.

 

Alguns testemunhos deixados pelos participantes:

A jornada foi belíssima pela presença de Jesus em nosso meio. Experiências demonstrando o esforço para permanecer na Vontade de Deus. Famílias Novas, necessidade para o mundo atual. Manoel de Almeida Souza – Duque de Caxias (RJ)

 

Gostei especialmente das experiências pela abrangência das diferentes realidades.
Por enxergar Jesus Abandonado na família por meio do tema e de toda o conjunto da pedagogia de Chiara. Da radicalidade de amor que precisamos em nossos lares. O Amor fraterno da família Focolare e um impulso para vivermos isso é nos alargarmos como família. Ana Lúcia Fajardo – Juiz de Fora (MG) 

 

Foi mega surpreendente do início ao fim. Incrível como a história do início do movimento ainda me arrepia. Os testemunhos foram todos maravilhosos. Com vocês me sinto no paraíso. Carolina Gomes Araújo de Sousa – Rio de Janeiro (RJ)

 

O encontro foi um “reencontro” de família. Ana Carolina Andrade – Rio de Janeiro (RJ) 

 

A Jornada para mim, foi única! Tudo foi possível graças à contribuição de cada um!
Vendo todos assim, nesta disposição, ouvindo aquelas experiências fortíssimas, conhecendo e pensando na história de cada um e nas ameaças que a Família vem sofrendo nos dias de hoje e não só, olhando aquela sala cheia, me veio a certeza de que JUNTOS somos realmente uma POTÊNCIA e que o Carisma de Chiara é capaz de transformar situações, aparentemente impossíveis de se resolver, com reflexo na sociedade, na política, etc…
A nós é pedido somente de estarmos “antenados” e sermos abertos à quanto Deus nos pede no momento presente, singularmente e como corpo, nesta Obra que é dEle.
Obrigada a todos por essa experiência de Paraíso! Fatima Silva Netto – Rio de Janeiro (RJ

 

Regolamento (500)