Fórum 2017: energia e desafios em um encontro só para adolescentes

 

Muita energia, música, protagonismo e amizade marcaram a realização de mais um Fórum do Movimento Juvenil pela Unidade, realizado entre os dias 20 e 23 de julho na Mariápolis Santa Maria, em Igarassu, no Pernambuco. Com a participação de 300 adolescentes, de 14 a 17 anos, de 7 estados do Nordeste, o Fórum teve como título: Mundo Unido: não é impossível”.

Momentos de convivência, apresentações artísticas, gincanas, reflexões e ação social fizeram parte da programação.

“Cada música era acompanhada de uma coreografia cheia de energia e de vozes determinadas a buscar esse ideal de Unidade. Os momentos de grupo então, nem se fala! O que no começo era uma roda com 8 estranhos, se tornou um círculo de amigos, principalmente após a dinâmica de sermos luz para os outros, na qual revelamos intimamente as nossas barreiras e como superá-las”, contou Vinícius, de Salvador. 

 

Os adolescentes tiveram contato com temas atuais e desafiadores: influência e felicidade, escolhas profissionais, protagonismo do jovem na sociedade e depressão.

Depressão: um desafio 

Neste ano, os adolescentes preferiram que o tema da depressão fosse tratado na sala com todos os presentes e não apenas dentro do formato de temas simultâneos apresentados a pequenos grupos. Num primeiro momento, um especialista abordou o assunto e logo após foi aberto um momento de discussão, com perguntas e respostas. Aqueles que preferiram não se identificar, puderam compartilhar suas experiências por escrito, que eram depositadas em uma caixinha no fundo da sala.

Esse momento gerou testemunhos profundos sobre a realidade da depressão pessoal ou presente na família e também momentos de diálogo importantes nos momentos de grupo.

Uma jovem de Quipapá, interior de Pernambuco, compartilhou a difícil experiência de um irmão depressivo, que por diversas vezes tentou contra a própria vida. Com a força do Ideal da Unidade, a jovem contou como busca ajudar os pais nas tarefas de casa, organizando o tempo para ser um contributo de amor.

Ação Social

Outro momento especial foi a tarde dedicada a ações sociais, na qual os adolescentes foram ao encontro de idosos e crianças abandonados em abrigos e asilos para levar alegria e um clima de família para eles.

Confira algumas fotos desses dias!

 

Regolamento (500)