Desafio Sul: “Se não agora, quando?”

 

O feriado de setembro foi um data especial para 88 jovens que participaram do Desafio Sul. Organizado pelos Jovens por um Mundo Unido – ramificação do Movimento dos Focolares – o evento é feito de jovens para jovens que acreditam que a fraternidade é uma realidade no dia a dia de cada um.

A proposta do Desafio Sul é dar uma resposta com a própria vida aos desafios enfrentados no cotidiano, seja no trabalho, na faculdade ou na família e com os amigos, tendo como base a vivência da regra de Ouro: “Faça aos outros aquilo que gostaria que fosse feito a você“.

Aproximadamente 50 desses jovens não conheciam o Ideal da Unidade, carisma do Movimento dos Focolares.

O programa do Desafio Sul começou com uma noite animada de boas-vindas. Na sexta-feira, o dia foi dedicado ao aspecto social. O tema “Se não agora, quando?” foi aprofundado com experiências concretas e visitas sociais na região.

No sábado, o Desafio Sul contou com a participação do Pe Vilson Groh, que contribuiu com sua reflexão e experiências sobre como viver o momento presente. Pe. Groh dedica boa parte de seu apostolado a comunidades carentes em Florianópolis.

Nesses dias intensos de alegria e convivência, os jovens também participaram de workshops sobre temas variados.

Na noite de sábado, um momento especial levou a todos a refletir sobre a dor, com a apresentação da vida de Chiara Luce, uma jovem do Ideal da Unidade que viveu uma doença se identificando ao amor de Jesus Crucificado e Abandonado.

A programação se encerrou no domingo com uma pequena amostra da vocação de um jovem empenhado no Movimento dos Focolares.

“Através do sorriso de cada jovem que se sentiu tocado pelo Ideal tivemos a certeza de que cumprimos o nosso chamado.”

Jovens por um Mundo Unido

Confira o vídeo retrospectiva do evento!

 

 

Regolamento (500)