Rumo ao Genfest 2018

 

Genfest_dWorld Trade Center Metro de Manila, Filipinas, 6 a 8 de julho de 2018. O encontro marcado é para milhares de jovens do mundo inteiro, movidos por uma ideia que, como uma fixação, dá forma à vida deles e às ações sociais que suscitam: construir um mundo unido e solidário. O Genfest 2018 Beyond all borders é um convite a fazer desmoronar as fronteiras, os limites, as barreiras que impedem este processo.

Nascido em 1973 de uma ideia de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, em mais de 40 anos o Genfest reuniu dezenas de milhares de jovens. A de 2018 será a décima primeira edição, a primeira fora da Europa.

Na sua longa história, cada Genfest assinalou uma etapa e viu a concretização de muitos projetos: entre estes, a ideia das Jornadas mundiais da juventude, iniciadas em 1985; o nascimento no mesmo ano dos Jovens por um Mundo Unido (JpMU); a Semana Mundo Unido, em ação desde 1996, para evidenciar as iniciativas que promovem a unidade, em todos os níveis, no mundo; e enfim, desde 2012, o United World Project, grande observatório permanente de todas as boas práticas em nível planetário.

O próximo Genfest precederá de pouco tempo o Sínodo sobre os jovens, que se realizará em outubro de 2018. Encontrando os organizadores, presentes nestes dias em Castelgandolfo (Roma) no encontro dos delegados do Movimento dos Focolares no mundo, colhemos notícias “em primeira mão”. Ding Dalisay representa, na assembleia, as Filipinas: «Com grande alegria tivemos o apoio do presidente da Conferência episcopal filipina que nos encoraja a trabalhar para levar a realidade do Genfest ao máximo de jovens possível. Já faz um pouco de tempo que os jovens das Filipinas estão circulando em trailers para apresentar o Genfest nas paróquias, nas universidades e em outros lugares. Temos uma grande esperança de que muitos jovens virão». Carlo Gentile, delegado das Filipinas junto com Ding: «Será o primeiro Genfest na Ásia, portanto será muito importante para o aspecto da interculturalidade. Chiara Lubich definia o Genfest uma “cascata de Deus”. A nossa expectativa é de um evento maravilhoso, preparado para oferecer a todos os jovens que vêm da Ásia, mas não só, uma experiência profunda, imersa na cultura asiática».

RisshoKoseiKaiUma mobilização mundial já começou. São muitos os contatos com outros Movimentos, como aqueles com os jovens da Rissho Kosei-kai, associação leiga budista japonesa, com seis milhões de seguidores, e com o Youth World Peace Forum, que celebrará o próprio meeting anual em Manila no mesmo período do Genfest.

Em algumas áreas do mundo se pensa em reproduzir o Genfest com iniciativas locais. Uma comissão composta por 30 jovens, representantes das diferentes áreas geográficas do mundo, com a coordenação da secretaria internacional dos Jovens por um Mundo Unido, já está em ação. Kiara Cariaso e Diego Lopez explicam: «Estamos trabalhando para poder fazer com que cheguem ao Genfest de Manila jovens do mundo inteiro. Já existem muitas atividades, não só nas Filipinas, porque será um evento planetário, nós o construímos todos juntos». «De fato – lhe faz eco Diego – reunimos ideias que chegam de jovens de todos os países, trabalhamos juntos, e fazemos com que elas cheguem às Filipinas».

Explicam: «O Genfest 2018 se articulará em três fases: a primeira, que precede à manifestação, com a possibilidade, para muitos jovens de várias partes do mundo, de conhecerem as culturas asiáticas. Uma experiência intercultural, inter-religiosa e social única, que se realizará em diversos países do continente asiático. A esta seguirá o evento central de Manila, de 6 a 8 de julho, ao qual desejamos que possam participar jovens de todas as partes do mundo, de modo a tornar presente, de algum modo, a própria realidade e ao mesmo tempo levar de volta à comunidade de origem a experiência e o compromisso assumido em Manila. Enfim, um “pós Genfest”, sobretudo para os jovens asiáticos, que permitirá testemunhar uma “Ásia unida por um mundo unido”. Será uma experiência belíssima para 800 jovens na cidadezinha de Tagaytay».

Site oficial: y4uw.org/genfest

Source: Site Internacional

Regolamento (500)