PB, PE e RN celebram os 50 anos do Movimento Famílias Novas

 

“Luz para a humanidade”: foi o tema escolhido para celebrar os 50 anos do Movimento Famílias Novas no regional de João Pessoa, que engloba os Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Cerca de 350 pessoas se reuniram na Mariápolis Santa Maria nos dias 23 e 24 de setembro para essa grande comemoração.

As famílias contaram com a presença de Ézio Aceti, focolarino casado e psicólogo que abordou os temas “Educar na Infância e Educar na Adolescência”. Juntos, refletiram sobre a importância de conhecer mais profundamente a criança em todas as suas etapas da vida. Também aprenderam sobre a importância de ‘alfabetizar’ os pais a fim de que eduquem os filhos para o amor. Muitos pais decidiram recomeçar e reconquistar o relacionamento com seus filhos, com um novo aprendizado.

Um grande legado foi o Livro de Ezio Aceti: “Crescer é uma aventura extraordinária”. As famílias saíram com algo concreto para aprofundar algumas temáticas abordadas.

À noite, aconteceu um momento festivo, no qual puderam reviver um pouquinho dos 50 anos do Movimento Famílias Novas na região por meio de encenações, poesias e músicas apresentadas por casais. A conclusão ficou por conta de um grande bolo.

Dado da Família

No segundo dia, foi apresentado o Dado da Família, como um meio de colocar em prática na família, a Arte de Amar.

Também foram aprofundados aspectos do relacionamento do casal, como por exemplo, a necessidade de cuidar um do outro com ternura e carinho. Abordaram ainda a importância de saber que, diante de momentos onde o sentimento parece diminuir, ou mesmo, acabar, é possível ‘aprender’ a amar. Como diz São João da Cruz: “Onde não há amor coloque amor, e encontrarás amor”.

 

 

 

“Este encontro foi uma iluminação na minha vida pessoal e na nossa vida de casal. Tiramos muitas dúvidas e entendemos que as nossas diferenças não são empecilhos, mas sim momentos de exercitarmos o amor na diversidade.

“A educação do ser humano é fundamental. O Dr. Ezio é um dom e pôde esclarecer muitas dúvidas e edificou tantos conceitos que certamente vivendo, seremos protagonistas de Paz e Esperança no mundo e são as crianças, nossos filhos e netos, como que sementes que bem orientados e amados serão construtores de um mundo muito melhor!

 

“Foi um encontro diferente. Sentia como cada um é capaz de viver a grandeza e a graça da presença de Jesus que tudo transforma para construir um mundo novo.”

 

Concluímos com uma alegria imensa no coração. Muitas famílias saíram renovadas. Recomeçar ficou como propósito para muitos, e a certeza que a construção de um mundo unido passa pelas famílias, que, como dizia Chiara, “ainda que frágeis e imperfeitas, mas renovadas a partir de dentro, podem oferecer ao mundo aquela luz e aquele amor que o sana”.

 

Regolamento (500)