Uma festa para as crianças em Jaú

 

Em uma manhã ensolarada, típica desta época do ano, saímos de Bauru com destino a Jau, interior de São Paulo para colaborar com a festa das crianças da cidade.

Idealizada pela Paróquia Santo Antônio e suas pastorais, associaram-se também a esta iniciativa a Ong 1% que já organiza atividades sociais na cidade, duas igrejas evangélicas (Quadrangular e Messiânica), Rotary, prefeitura municipal, um grupo espirita, profissionais da Escola Técnica IEP, Secretaria de Saúde, comerciantes, e outros Movimentos da igreja, o que permitiu um diálogo entre muitas pessoas diferentes.

As doações foram as mais variadas, um grande bolo, brinquedos, lanche, livros infantis, muitas brincadeiras.

O movimento dos Focolares foi convidado a participar deste evento, e por meio de uma apresentação teatral de PP e JB (personagens infantis criados no âmbito do Movimento), procuramos levar a todos presentes o verdadeiro sentido

 

da felicidade. A festa que a principio era das crianças, se tornou a festa da família.

PP e JB ao se apresentarem, contaram como nasceram os personagens, cantaram e falaram sobre um ponto da arte de amar: Amar a todos.

Foi realizado um teatro de marionetes que interagia com as crianças e introduziam algumas animações das histórias de PP e JB. Pela tenda do Movimento dos Focolares passaram mais de 200 crianças com seus pais e familiares. Algumas pessoas disseram que conheceram o movimento na juventude, porém, tinham perdido o contato.

A mensagem de PP e JB foi acolhida por todos com uma grande escuta e as crianças que concordavam eram convidadas a pintar e fixarem as mãozinhas no painel que foi colocado na entrada da tenda. Devido ao número de crianças, repetimos as apresentações por três vezes.

Os únicos presentes que não tiveram trabalho nesta festa foi o corpo de bombeiros, a polícia e o pessoal da saúde, pois naquela manhã, onde passaram mais de mil pessoas, não houve nenhuma ocorrência.

Um momento particular que todos gostaram no dia da festa foi quando o Padre e o pastor subiram no palco e foram abençoar os participantes, deram as mãos e rezaram o Pai Nosso.

Algumas impressões:

“Literalmente estamos sem palavras para expressar o que sentimos…” .

“Que Deus jamais abandone a cada um de nós, que continuemos a investir nas crianças e acreditar que juntos todo o povo, com suas crenças, raça, religião podemos semear o amor, mudar uma nação.

Um jovem comentou: “Um dia muito divertido estar com as crianças, penso que conseguimos dar a verdadeira felicidade para elas. Saio daqui muito contente.”

Uma jovem disse: O vídeo que passamos na tenda passava algumas animações curtas de algumas histórias de PPeJB. Uma delas mostrou os dois personagens olhando as pegadas do homem. No final do evento, dava para ver realmente as pegadas do homem, pois o chão da praça ficou cheio de lixos espalhados no local. Então, várias pessoas voluntárias que estavam trabalhando para a festa começaram a recolher todo esse lixo. Neste momento, uma criança via as pessoas recolhendo o lixo e foi jogar o papel de bala num dos sacos de lixo. Sorrimos para ela e falamos “isso mesmo”, obrigada. Logo depois, essa criança começou a nos ajudar a recolher um pouquinho do lixo. Esse simples fato, mostra a importância de se dar o exemplo para as crianças, pois elas vão sempre tentar imitar as boas ações ou mesmo as ações ruins que os adultos fazem. Para mim, o evento foi legal, pois estando lá com as crianças eu me senti voltando a ser criança também. Deixei todas as preocupações de lado e estava focada naquele momento presente, levando um pouco de alegria a todas aquelas crianças.

Regolamento (500)