AFAGO-DF: uma missão social e tecnológica

 

A Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à comunidade – AFAGO/DF tem uma missão social e ao mesmo tempo tecnológica. Ali, os jovens têm acesso ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Gama (CRC-Gama), um programa que forma jovens para o mercado de operação e manutenção de computadores, além de restaurar máquinas em condição de uso para outros pontos de inclusão digital, bibliotecas e escolas públicas.

De fevereiro a setembro deste ano, 196 jovens frequentaram os cursos e saíram com certificado nas mãos, prontos para o mercado.

De idade entre 14 a 29 anos, muitos deles tinham Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou eram menores infratores de alguns centros de recuperação do Distrito Federal.

Dentro da carga horária, além do conteúdo teórico e prático, os alunos também tiveram palestras sobre ética, meio ambiente, lixo eletrônico, descarte, além de noções de direito do trabalho, noções do mercado de TI e a importância de continuar estudando.

Neste período a AFAGO/DF, por meio do projeto CRC-Gama, recondicionou e doou 590 computadores completos (cpu, monitor, mouse e teclados) para 32 entidades localizados no Acre, Rondônia, Bahia, Goias e Distrito Federal.

Ao logo deste período a instituição também proporcionou aos alunos algumas atividades extracurriculares como a visita de 30 jovens a Campus Party, um curso de empreendedorismo, um curso de desenvolvimento de sites, além da participação no III Encontro de Software Livre.

Regolamento (500)