Paróquia da Vila Guarani em São Paulo conhece a espiritualidade da unidade

 

 

Por Pe Ricardo Pinto

“Uma Luz na minha cidade” foi o tema do Encontro de Espiritualidade e Vida promovido pelo Movimento dos Focolares na Paróquia São João Batista, no domingo, 29 de outubro, na cidade de São Paulo. Estiveram presentes cerca de 180 pessoas das comunidades dos Focolares de várias regiões e paroquianos da Vila Guarani.

Testemunhos, reflexões e canções fizeram parte da tarde marcada pelo entusiasmo e a fraternidade entre os participantes que também participaram com grande interesse de quatro oficinas temáticas: Mídias Sociais, Música, Economia Pessoal e Familiar, e Família e Educação.

 

Em um clima de convivência fraterna, todos experimentaram relacionamentos verdadeiros e conheceram pistas para “iluminar” aspectos do dia a dia das famílias e da cidade, a partir da vivência do Evangelho. Uma família contou como superou o desemprego abrindo-se à outras famílias que viviam o mesmo desafio. Reuniam-se regularmente na comunidade paroquial com até treze desempregados. Depois de um ano procurando viver e partilhar o Evangelho, todos tinham encontrado possibilidade de trabalho.

Comovente a apresentação do grupo de teatro da Paróquia São João Batista evidenciando as consequências da dependência química na vida dos jovens e o testemunho de uma mãe que procura amar o filho que vive esse problema. Um vídeo documentário chamou a atenção de todos:  Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, apresentou o que é e como se desenvolveu a espiritualidade da Unidade, desde o início até os dias de hoje, a serviço da Igreja e da humanidade. Com a apresentação musical das crianças, que tiveram uma programação especial, e com a Missa, o Encontro terminou deixando em todos a alegria de ser “Igreja em saída” para levar a Luz do carisma da unidade à cidade.

Regolamento (500)