Natal solidário com os irmãos quilombolas

 

A comunidade do Movimento dos Focolares de Salvador, na Bahia, promoveu uma festa de Natal no Quilombo Rio dos Macacos, no último dia 10 de dezembro.

O primeiro impulso do dia da festa foi uma frase que circula entre a comunidade como auxílio para viver o Evangelho e que naquele dia dizia:

“Existem mil maneiras de ajudar alguém, mas a melhor ajuda é valorizá-lo, dar-lhe dignidade, tratá-lo como semelhante.”

A comunidade dos Focolares entendeu, convivendo com aqueles irmãos, que longe dos conceitos antigos de um quilombo, hoje em dia eles são uma comunidade em busca de dignidade, de escuta, de identidade reconhecida.

Por isso, entenderam o quanto era importante conviver com esses irmãos. E nada melhor para uma boa convivência do que uma boa festa!

A providência em forma de doações não faltou para que a comunidade pudesse levar mais dignidade para o Quilombo.

Foram arrecadados mais de 140 presentes, 54 cestas básicas, frangos, lembranças com doces para as crianças, kit higiênico para os idosos, lanche para todos, além da providência de um ônibus para a ida de todos até o Quilombo.

A festa foi explêndida! Eram quase 150 participantes de todas as idades que puderam partilhar do lanche, conviver, assistir a um teatrinho das crianças, participar de brincadeiras, escutar a Palavra de Vida e muito mais.

Foi um dia cheio de amor e solidariedade!

As experiências contadas pelos quilombolas despertaram na comunidade dos Focolares uma corresponsabilidade por aqueles irmãos. “Somos iguais, e não podemos descansar um só minuto enquanto violências como as que ouvimos continuem a se concretizar”, disse um dos presentes.

 

 

 

 

Regolamento (500)