Afaso no RS: uma ONG, muitas experiências

 

A AFASO no Rio Grande do Sul é uma obra social do Movimento dos Focolares e atua na formação de crianças e adolescentes no contra turno da escola. Ali, oferecem diversas atividades e um ambiente familiar para que superem a situação de miséria.

No último período, a Afaso teve a oportunidade de contratar novos profissionais para o quadro da ONG, dentre eles uma auxiliar de escritório que, na infância, foi uma criança da Afaso.

O amor dessa jovem em relação à Afaso é visível: “Eu gosto muito de vir trabalhar aqui, é como a minha casa, amo muito as crianças, são um tesouro. Me sinto feliz porque fui uma criança, uma jovem da Afaso e hoje sou secretaria.”

Com essas contratações, que também é oriunda do apoio da Prefeitura de Porto Alegre, a ONG conseguiu qualificar o atendimento, especialmente dos adolescentes que recebem orientações para o ingresso ao mercado de trabalho, mas também às crianças e famílias que são acolhidas por uma equipe preparada, procurando atender cada um com amor e respeito.

Esses valores são transmitidos em diversas atividades propostas na Afaso. Uma delas, que acontece desde 2017, é o Círculo da Paz, no qual em grupos de 12 participantes, são trabalhadas temáticas como o bullying, a violência, o preconceito, as boas ações.

No Círculo da Paz, cada um tem a oportunidade de fazer uso da palavra e da escuta, num clima de acolhimento e respeito. Muitas crianças e adolescentes conseguiram expor seus sentimentos e, assim, superar aos poucos muitos sofrimentos. “Eu não conseguia falar sobre o que sentia para os outros. Agora eu vi que posso”, “vejo que contar a minha história não é tão difícil”, são alguns dos depoimentos.

A Afaso ainda oferece dentre as atividades um curso de Cuidadores de Idosos, coordenado por uma enfermeira que faz parte do Movimento dos Focolares e é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O curso se encontra na 4 ª Edição e muitos jovens e adultos estão procurando participar, pois já é referência em toda a comunidade onde a Afaso está inserida.

Regolamento (500)