“Santidade? É possível sim!”

 

Adolescentes do Maranhão e do Piauí organizaram um congresso, inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o chamado à Santidade no mundo atual.

O título do encontro foi imediatamente aceito por eles que, ao serem questionados “Santidade?”, respondiam imediatamente e com muita firmeza: “É possível sim!”.

O tema sobre a exortação foi um dos principais pontos apresentados, onde abriu-se muitas possibilidades de buscar a santidade a cada momento: na escola, na família, com os amigos.

Em seguida foi abordado o tema sobre “vícios e virtudes”, apresentado através de dinâmicas e jogos que os ajudaram a entender melhor. Cada um fez seus propósitos de superar os vícios e melhorar as virtudes, amando e doando-se a cada irmão que passa ao lado.

“Esse encontro significou que a santidade é possível na nossa vida e gostei muito porque aprendi várias experiências, também fiz vários amigos”, disse um dos adolescentes.

Maria também foi apresentada como modelo de santidade, como aquela que deu Jesus ao mundo e a qual somos chamados a imitar, ao exemplo da Beata Chiara Luce que deu seu sim a Jesus mesmo diante da grande provação da doença e cuja experiência também foi apresentada.

Como proposta concreta de atuação, os adolescentes conheceram o projeto #zerohungergeneration, (Projeto geração fome zero) proposto pelo Movimento Juvenil pela Unidade, em colaboração com a FAO(organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura), que tem como objetivo a erradicação da fome no mundo até 2030.

Ao concluir, todos saíram com esse único desejo no coração: Ser Santo e responder a esse chamado com a própria vida. Porém, não sozinhos.

Antes de partirem para suas cidades, ao serem questionados, a resposta foi ainda mais forte: Santidade? É possível sim: juntos!


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)