“Na Escuta do Espírito Santo para renovar o mundo”

 

Em Paranavaí, no noroeste do Paraná, pessoas de 13 cidades vivenciaram a Jornada 2019 do Movimento dos Focolares, com o tema “Na Escuta do Espírito Santo para renovar o mundo”.

Os membros do Movimento daquela região abraçaram com ardor a preparação do evento, superando todas as dificuldades e distâncias, para dar uma resposta ao desejo de D. Mário Spak, bispo de Paranavaí, de que o ideal da unidade fosse ainda mais difundido em sua diocese.

E assim, no dia 10 de fevereiro eram 150 os participantes: crianças, adolescentes, jovens e adultos provenientes de Paranavaí, Santa Cruz do Monte Castelo, Ibiporã, Maringá, Cruzeiro do Oeste, Londrina, Curitiba, Nova Londrina, Querência do Norte, Santa Izabel do Ivaí, Nova esperança, Porto Rico e Jandaia.

Uma graça especial foi a presença constante de D. Mário, desde a S. Missa, celebrada na Igreja da Paróquia, até a conclusão da Jornada. Ao dar o seu testemunho ele falou do seu encontro com o Carisma da Unidade e da sua experiência pessoal:

“Descobri que o Evangelho devia ser colocado em prática, …encontrei uma Espiritualidade sadia, bonita, extremamente exigente, e eu queria seguir algo assim na minha vida”.

A programação foi simples, alegre e rica de experiências, e buscou evidenciar os efeitos da presença do Espírito Santo na própria vida e na vida da sociedade. Muitas pessoas tiveram naquele dia o seu primeiro contato com a espiritualidade.

“Enquanto vocês falavam eu entendi pela primeira vez aquela passagem do Evangelho dos discípulos de Emaús…senti o meu coração arder…”, afirmou um jovem, resumindo a atmosfera que envolveu a todos.

No fim da tarde, ao despedirem-se para retornar às suas cidades, nos olhares via-se gratidão, comprometimento e desejo de reencontrar-se, para continuar juntos na aventura da unidade.

 

 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)