Geração de renda e empreendedorismo para a comunidade da Estiva, na SMU 2019

 

Jovens e adultos do Movimento dos Focolares uniram forças durante a Semana Mundo Unido para viver uma experiência de partilha com a comunidade da Estiva, localizado a 50km de Teresina, no Piauí, e 20km de Caxias, no Maranhão.

Já há alguns anos, os Focolares realizam ali iniciativas pontuais de formação humana e espiritual, além do projeto de adoção à distância.

Dessa vez, surgiu a ideia de uma iniciativa diferente, durante a Semana Mundo Unido 2019. A partir do tema “Ninguém em necessidade”, os Focolares pensaram em organizar um dia voltado às novas perspectivas de trabalho, para que a comunidade, de cerca de 250 pessoas, desenvolvesse um sentimento de pertencimento, e ainda o empreendedorismo, como forma de facilitar a dinâmica social por miro dos talentos de cada membro do povoado.

O dia especial começou com uma palestra da profissional de coaching Ineide, cujo tema era “Poder e Auto Performance”. Com uma base motivacional, a palestra atraiu bastante a atenção dos cerca de 70 participantes e despertou neles o desejo de fazer algo novo e diferente.

No período da tarde, os participantes foram divididos em algumas oficinas com o propósito de buscar novas formas de geração de renda. Eram oficinas como produção de sabão, produçãoo de café cremoso, produção de alfajor, produção de pulseirinhas para as crianças e também uma de dança para a conclusão do dia.

“Creio que o encontro foi muito providencial para a comunidade. Existe na estiva uma necessidade visível de pessoas que mostrem o potencial que cada habitante ali tem de comandar seu próprio futuro e torná-lo um dom para a própria comunidade. Assim sendo, acredito que tanto a palestra quanto as oficinas deram a possibilidade de as pessoas se reinventarem e observarem as oportunidades que às vezes parecem “invisíveis”, disse Mario, um dos colaboradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)