Por todo o Brasil, Focolares participam da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Confira as programações!

 

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é uma inciativa do Conselho Pontífice para a Unidade dos Cristãos e, no hemisfério Sul, realizada no período de Pentecostes, ou seja, cerca de 50 dias após a Páscoa, com o objetivo de promover e incentivar o diálogo e a unidade entre as igrejas cristãs.

Neste ano, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece de 2 a 9 de junho.

E as comunidades dos Focolares em todo o Brasil estão envolvidas nas celebrações. Por ter como carisma a Unidade, somos particularmente chamados a dar a nossa contribuição e sermos protagonistas desse diálogo.

 

Chiara já dizia:

 

“Nós promovemos um diálogo novo. O diálogo novo, que abrimos, (…) é o diálogo do povo. Por que nasceu o diálogo do povo? Porque a espiritualidade que nós vivemos nas várias Igrejas, se não me engano, membros de 300 Igrejas fazem parte do Movimento, fez surgir este diálogo, porque a nossa espiritualidade é comunitária e nos une, nos vincula, nos fraterniza. Se eu amo a Verônica e ela também me ama, o que se estabelece entre mim e ela? Jesus no meio. Jesus então nos une. São Paulo disse: “Mas quem me separará do amor de Cristo?” (Rm 8, 35). Também nós dizemos: “Mas quem me separará da Verônica?”. É a caridade que nos une. É o próprio Cristo que nos une. Portanto, ninguém poderá nos separar, se vivermos a nossa espiritualidade. Portanto, de tanto vivê-la na Igreja católica, anglicana, luterana, metodista, etc., formou-se um povo, sem que nós o premeditássemos. Ele floresceu dessa espiritualidade que gera, por força – porque é comunitária -, um povo que é o nosso.”

 

Abaixo listamos a programação de alguns locais onde nossas comunidades estão envolvidas. Participe!

 

Nordeste

 

Aracaju

Em Aracaju, capital de Sergipe, a comunidade participou de um momento ecumênico, no dia 30 de maio, no Seminário Maior.

 

Fortaleza

 

 

 

Salvador

Em Salvador, a comunidade já esteve presente em um momento ecumênico com pastores e sacerdotes de várias igrejas e grupos.

 

Sudeste

 

Divinópolis

Primeira noite da SOUC em Divinopolis, quando foi apresentada a experiência de Chiara e dos Focolares com o Ecumenismo.

Primeira noite da SOUC em Divinópolis, quando foi apresentada a experiência de Chiara e dos Focolares com o Ecumenismo.

 

 

Belo Horizonte e Contagem

 

 

São Paulo

 

 

Mariápolis Ginetta – São Paulo 

 

 

 

Bauru

Celebração Ecumênica

5 de junho às 20h

Salão da Comunidade Bom Pastor

Rua Madre Clélia, 4-37

A comunidade Bom Pastor trabalha na recuperação de dependentes químicos católicos e evangélicos.

 

Centro-Oeste

 

Brasília

 

 

Sul

 

Porto Alegre

Celebração de abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com a Ig. Luterana, a Ig. Catolica e o Mov. dos Focolares.

 

 

Mariápolis Glória

 

 

Londrina

Programação em Londrina

05/06 (quarta-feira) – 20h – Paróquia Santa Cruz, Decanato Norte (Rua Wilson Gonçalves Brandão 535 – Conjunto Luís de Sá, Londrina). Reflexão: Pastor Telmo Emerich.

06/06 (quinta-feira) – 20h – Paróquia Santo Antônio, Decanato Sul (Rua Jair Carvalho de Oliveira – Conjunto Cafezal, Londrina). Reflexão: Reverendo Luís Sirtoli e Reverenda Lucia Dal Pont.

07/06 (sexta-feira) – 19h – Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, Decanato Centro (Rua Ibirá 99 -Centro, Londrina). Reflexão: Pastor Telmo Emerich.

08/06 (sábado) – ENCERRAMENTO – 19h30 – Paróquia São Lucas (Igreja Episcopal Anglicana) (Rua Mossoró, 678 – Esquina com JK – Centro, Londrina). Reflexão: Padre Wagner Rodrigues.

09/06 (domingo) – 14h – Aldeia Apucaraninha – Tamarana. Reflexão: Padre Wagner Rodrigues e Reverendo Luís Sirtoli.

 

Curitiba

Noite musical da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em Curitiba

Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)