Jornada dos Focolares celebra 5 anos de caminhada no Morro da Cruz, em Florianópolis

 

 

Há cinco anos, o Movimento dos Focolares de Florianópolis abriu um focolare (casa onde habitam as pessoas de vida comum) na comunidade do Morro da Cruz. E para celebrar esses cinco anos de caminhada junto às famílias da comunidade, realizaram uma jornada que reviveu os primeiros tempos de sua fundadora Chiara Lubich, reunindo moradores do Alto da Caieira, Monte Serrat e Serrinha.

Com muita simplicidade o evento transmitiu para as crianças, adolescentes, jovens e adultos de diferentes credos e religiões, pessoas de boa vontade, os efeitos do Carisma da Unidade nos relacionamentos construídos pela dinâmica da vida comunitária.

Através de um “baú de memórias” contou-se a história do Movimento, contextualizando as dificuldades enfrentadas durante o período da Segunda Guerra Mundial e o que motivou Chiara Lubich e suas amigas experimentarem nas palavras do Evangelho o Amor de Deus que as encorajou a ajudar as pessoas nos mais variados vultos do sofrimento humano.

Como ponto forte deste evento, as experiências de participantes do Movimento dos Focolares como jovens, focolarinos, focolarinas e famílias que partilharam como foi pra eles conhecer este Carisma e qual o efeito dele nas suas vidas: o reflexo das palavras de Jesus quando nos lembra no seu Evangelho “Onde dois ou três tiverem reunidos no meu nome, Eu estarei no meio deles. (Mt. 18, 20)”

O encerramento com a missa eucarística celebrada por Pe. Vilson Groh motivou uma das participantes a relembrar a trajetória vivida pelos Focolarinos nesses anos no Morro. Ela fez alusão aos frutos gerados pela planta que criou raiz e que hoje floresce numa nova etapa de vida com a comunidade.

“Sente-se a presença significativa do Movimento nas mais variadas expressões de amor e relacionamentos construídos com cada família” – ressaltou Meri.

Assim, concluiu-se em clima de confraternização e partilha de um lanche comunitário as celebrações desta Jornada no Morro, descrevendo-se num bolo comemorativo o quanto as famílias presentes foram conquistadas e aderiram a este momento histórico.


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)