Focolares promovem e participam de diálogos com outras igrejas e religiões em São Paulo

 

No primeiro semestre de 2019, o Movimento dos Focolares em São Paulo realizou alguns encontros com pessoas e líderes de outras igrejas cristãs e outras religiões.

Está no nosso DNA e nas nossas primícias de atuação do carisma da Unidade o diálogo com outras igrejas e outras religiões. Acreditamos que a convivência fraterna é capaz de fazer cair os muros e de promover o pluralismo religioso da humanidade, para que as diferenças não sejam mais causa de divisões e guerras, mas contribuam para a construção da fraternidade e da paz no mundo.

Confiram alguns momentos de comunhão que participamos junto aos nossos irmãos.

Impressões de um encontro ecumênico

Um momento de comunhão aconteceu ainda em março, quando os bispos Nelson e Ariel, ambos da Igreja Metodista, compartilharam com membros da comunidade dos Focolares suas impressões sobre um encontro ecumênico realizado pelos Focolares na Suécia que reuniu cerca de 40 bispos, provenientes de 18 países.

Além dos bispos presentes na Suécia, o encontro em São Paulo também contou com a presença de ainda outro bispo da Igreja Metodista, um casal jovem da Igreja Presbiteriana, além do bispo César e do reverendo Ivan, da Igreja Anglicana.

Foi um momento de família, em que não nos sentimos anglicanos, católicos, metodistas ou presbiterianos, mas sobretudo cristãos, filhos de um mesmo e único Pai, que nos une e com seu Espírito nos impulsiona a construir no mundo essa grande família universal”, disse Adelmo Galindo, um dos membros da comunidade dos Focolares, presente.

Encontro das Famílias Abraâmicas

Em maio, outro encontro especial. Juntos, membros e líderes das religiões cristã, judaica e islâmica, celebraram a importância e o significado do jejum (por ocasião do mês de Ramadã). Além de abordarem o jejum em cada uma das grandes religiões, os presentes também conversaram sobre a caridade.

Na hora do iftar, ou seja, da quebra do jejum, os membros da tradição islã, assim como o Pe. Fernando e o Rabino Uri, presentes, fizeram breves orações segundo suas respectivas tradições.

Seguiu-se um jantar recheado de experiências e de muita cumplicidade e união entre todos.

Tolerância e Fraternidade

A comunidade do Movimento dos Focolares também esteve presente no evento em São Paulo, promovido pelo Consulado dos Emirados Árabes e pela Arquidiocese de São Paulo na Câmara dos Vereadores, que celebrou a assinatura do documento “Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum”, realizada em Abu Dhabi, em fevereiro, pelo Papa Francisco e o Imã Al-Azhar Ahamed AlTayyib.

No evento paulistano, Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e o sheikh Mohamad Al Bukai assinaram um documento de igual teor.

Foi um momento lindo e importante vivenciado com alegria pelos Focolares.

 

 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)