Concluída a fase diocesana do processo de beatificação e canonização de Chiara Lubich

 

Saudação conclusiva de Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares

à Cerimônia de encerramento do Processo Diocesano da Causa de beatificação e canonização de Chiara Lubich

 

Catedral de Frascati, 10 de novembro de 2019

Excelência, dom Raffaello Martinelli,

Eminências, Excelências, autoridades religiosas e civis, militares,

Caríssimas e caríssimos todos,

 

Na conclusão desta cerimônia de encerramento da fase diocesana da Causa de beatificação e canonização de Chiara Lubich, fico feliz em dirigir uma palavra de agradecimento a todos os que tornaram possível a coleta desses atos, produzidos em quase cinco anos de intenso trabalho.

Em primeiro lugar, agradeço ao nosso bispo, dom Martinelli, que, com diligência, acompanhou todo o processo realizado e que hoje, com este ato final, entrega a importante documentação coletada à Congregação para as Causas dos Santos.

Naturalmente, agradeço muitíssimo os parentes de Chiara que também hoje estão aqui conosco para louvar e agradecer a Deus. O nosso único desejo agora – podemos garantir – é oferecer à Igreja, através desta ampla documentação, o dom que Chiara foi para nós e para muitíssimas pessoas.

Acolhendo, dia após dia, de modo coerente, o carisma que Deus lhe deu, caminhando e tendendo para a plenitude da vida cristã e a perfeição da caridade, Chiara se prodigalizou para que esse caminho de vida evangélica fosse percorrido por muitas pessoas, com a renovada determinação de ajudar todos os que encontrava a colocar Deus em primeiro lugar e a “santificarem-se juntos”.

O seu olhar e o seu coração, como agora demonstrado, eram movidos por um amor universal, capaz de abraçar todos os homens para além das diferenças, sempre propensa em realizar o testamento de Jesus: Ut omnes unum sint.

É motivo de alegria para todos saber que, agora, a Igreja vai estudar e analisar a vida e as virtudes da serva de Deus, a nossa amadíssima Chiara.

Aguardaremos com espírito de humildade a decisão do Santo Padre e pedimos a Deus, somente para a sua glória e o bem de muitos, que, com o eventual reconhecimento da exemplaridade de Chiara, a humanidade e a história possam conhecer novos cenários de paz, de unidade e de fraternidade universal.

 

Obrigada.

 

 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)