Ação Cidade Nova 2020 mobiliza Focolares no Brasil

 

“Semear a unidade: nossa missão” é o slogan da campanha de assinaturas da revista para o próximo ano, período em que se comemora o centenário de Chiara Lubich

 

Por Luís Henrique Marques

 

Quando Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, concebeu a criação de uma revista que fosse expressão do carisma da Unidade, seu objetivo não era institucional. De fato, para ela, a revista Cidade Nova não nasceu com a pretensão de difundir o Movimento em si, mas contribuir para a criação de uma cultura nova, fundamentada no carisma que se baseia em valores como o mundo unido, a fraternidade universal e o diálogo.

Na perspectiva de Chiara, é fundamental oferecer às pessoas uma compreensão de fatos e temas sobre as mais diversas áreas (das artes à economia, do lazer à política, da religião à ciência) à luz dessa espiritualidade que tem um caráter coletivo e tem raízes no Evangelho. Nesse sentido, um olhar positivo sobre a realidade – sem deixar de lado o exercício da crítica – é uma marca particular do jornalismo de Cidade Nova.

Também na sua concepção original, Cidade Nova é um instrumento disponível a todos que se empenhem em vivenciar e difundir o carisma dos Focolares, razão pela qual a absoluta maioria das assinaturas são obtidas mediante a ação voluntária de colaboradores que oferecem a revista às pessoas em geral. Esse trabalho, aparentemente “de formiguinha”, sempre foi para Chiara uma oportunidade de os membros do Movimento ofertarem a familiares, amigos, colegas, instituições e pessoas em geral um conteúdo rico do carisma, apresentado em forma de notícia, testemunho e reflexão.

 

Centenário de Chiara

 

Por isso, entre os meses de outubro e janeiro, um pequeno “batalhão” de colaboradores se mobiliza para difundir a revista Cidade Nova por meio de uma ação que visa a renovação ou realização de novas assinaturas. Esse trabalho – por vezes árduo – é também uma oportunidade de cultivar os relacionamentos com novos e antigos leitores, metodologia típica de difusão dessa espiritualidade.

A Ação de 2020 tem como título “Semear a unidade: nossa missão” e é especial porque está dentro do contexto das comemorações do Centenário do nascimento de Chiara Lubich, temática que deve não só permear toda a edição de janeiro, como estará presente nos demais números da revista ao longo do próximo ano. A proposta que o slogan da Ação 2020 apresenta, vale destacar, vai plenamente ao encontro da razão de ser de Cidade Nova enquanto canal da espiritualidade nascida da experiência de Chiara e suas primeiras companheiras há mais de 70 anos, em Trento, no norte da Itália.

Hoje, os grupos editoriais ligados aos Focolares se espalham por quase todo mundo. São 35 as edições da revista Cidade Nova, produzidas em 24 línguas. A edição brasileira celebrou no ano passado seus 60 anos. Com 44 páginas e 12 edições por ano, de janeiro a dezembro, a revista é distribuída mediante assinatura anual por todo o Brasil e publicada pela Editora Cidade Nova, responsável também pela elaboração de livros e outros produtos editoriais.

Serviço: se você quiser saber mais sobre Cidade Nova, sua Ação de Assinaturas e fazer a sua assinatura ou oferecê-la de presente, acessa o site www.cidadenova.org.br.

 

 

 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)