Centenário de Chiara Lubich: mensagem de Maria Voce

 

Há 100 anos nascia, em Trento, a fundadora do Movimento dos Focolares. 

Num mundo em que “continuamente emergem correntes de particularismos e de divisões e surgem novos muros e novas fronteiras” a mensagem de unidade de Chiara Lubich é “de extrema atualidade”.

É este o pensamento central de um vídeo-mensagem com o qual Maria Voce, Presidente do Movimento dos Focolares, recorda hoje, 22 de janeiro de 2020, os 100 anos do nascimento da fundadora dos Focolares.

Mensagem de Maria Voce, Presidente do Movimento dos Focolares

Hoje é 22 de janeiro de 2020.

Há 100 anos, no dia 22 de janeiro de 1920, nascia Chiara Lubich. Hoje, sobe ao Céu um hino global de gratidão pelo imenso dom que Deus fez ao mundo com o nascimento de Chiara.

Chiara: uma mulher que viveu para que todos no mundo se descubram irmãos e se possa construir aquela família dos filhos de Deus unidos pelo amor mútuo. E ela fez isso dia após dia, tecendo relacionamentos com todas as pessoas que encontrou, sem se deixar deter por diferença alguma de cultura, religião, sexo, etnia, idade…, porque estava convencida de que Deus é Pai de todos e que, portanto, todos os homens e todas as mulheres são irmãos e irmãs.

A sua mensagem de unidade é, ainda hoje, acredito, de extrema atualidade e é importante porque continuamente emergem correntes de particularismos e de divisões, sempre surgem novos muros e novas fronteiras. E sinto o desejo premente de novamente focar no nosso único objetivo, único para todos: viver e agir para construir um mundo diferente daquele em que estamos, um mundo unido, segundo a visão de Jesus: “Que todos sejam um”.

Eis o sentido de: “Celebrar para encontrar”, o lema que escolhemos para as comemorações deste Centenário. Não queremos suscitar uma lembrança nostálgica de Chiara, mas encontrar Chiara, encontrá-la viva no espírito que nos comunicou, viva no Movimento que ela fundou, viva nos inúmeros seguidores espalhados em todos os pontos da Terra.

Por isso, convido todos vocês, que um dia se encontraram com Chiara e com o seu carisma – que estão atualmente em contato ou não com o nosso Movimento – a viverem aquela que é talvez a nossa principal característica: sermos pessoas capazes de criar relações, de acolher o outro sem preconceitos, sem ideias preconcebidas, sem esquemas, a sermos ponte entre as pessoas.

Comemoremos esse aniversário de Chiara. Levemos adiante a sua mensagem, o seu grande sonho de unidade, celebremos e façamos isso todos juntos – Chiara nos vê e nos quer unidos – participando dos vários eventos que se realizarão no mundo inteiro e, em particular, de todos aqueles que se realizarão em Trento, sua cidade natal, e no Centro Internacional do Movimento aqui em Rocca di Papa.

Saibam que todas e todos vocês são aguardados com alegria e bem-vindos!


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)