Em diálogo com a cultura

 

Além do diálogo com outros movimentos católicos, outras igrejas cristãs e outras religiões, o carisma da Unidade, do Movimento dos Focolares, também tem iniciativas de diálogo com diferentes áreas da cultura e do saber humano, como a política, a economia, a arte, a saúde, a educação, a comunicação, dentre muitas outras. Todas elas, iluminadas pelo carisma dos Focolares, buscam levar para os ambientes profissionais a importância do diálogo e da fraternidade universal.

No início de março, em Porto Alegre, os diversos representantes dessas iniciativas de diálogo se reuniram no focolare feminino para uma rica troca de experiências e atualizações. “Foi um momento para nos conhecermos, para buscar, cada vez mais, agir em sinergia, em unidade, como um só corpo”, escreveram para o nosso site.

Na partilha, os representantes elucidaram algumas experiências. Na Arte, acontece uma pesquisa sobre “Arte, ciência e natureza” entre diferentes artistas e professores universitários; na Educação, há um pedido em andamento para implementação do Projeto Living Peace em uma das escolas de Porto Alegre; na Comunicação, tem sido realizado um programa de rádio em uma emissora católica com alcance de 200km e transmissão via internet; no Direito, já existem dois livros publicados, diversas palestras e congressos realizados, além de um trabalho transdisciplinar com outras áreas como Saúde e Letras dentro da Universidade; na Política, há um grupo virtual de diálogo, que após diversos desafios, mesmo de partidos e ideias diferentes, já conseguem dialogar.

“Foram momentos de adentrarmos na Luz de cada área, de ver o amor, o empenho, a coragem, a vida e o Sim, de cada um, nessa descoberta que ilumina, renova e completa o que já existe”, escreveram.

O grupo pretende realizar outros encontros ao longo do ano.

 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Regolamento (500)