Com o passar dos anos, aumenta sua fama de santidade …». Com estas palavras, o bispo de Frascati, Rafaello Martinelli, abriu a causa diocesana de beatificação e canonização de Chiara (Silvia) Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, em 27 de janeiro de 2015. 


O pedido foi feito pela Presidente dos Focolares, Maria Voce, respondendo ao desejo de pessoas  comuns e autoridades – embora com visões diferentes – porque o reconhecimento da sua santidade poderia  encorajar muitas pessoas a um maior compromisso para o bem da humanidade.

O mesmo Papa Francisco, numa mensagem lida na cerimônia de abertura, exortou “para que se faça conhecer ao povo de Deus a vida e as obras daquela que, acolhendo o convite do Senhor, acendeu para a Igreja uma nova luz no caminho em direção à unidade”.

Outro motivo dessa iniciativa: propor à Igreja, um novo modelo de santidade que vai além da santidade de um indivíduo, a santidade do povo, uma santidade coletiva.

Foi o caráter coletivo da via de santidade aberta pelo carisma e vivida por Chiara que foi destacado por Maria Voce, na abertura da cerimonia:

Acolhendo, dia após dia, de modo coerente, o carisma que Deus lhe deu, caminhando para a plenitude da vida cristã e a perfeição da caridade, Chiara prodigalizou-se para que este caminho de vida evangélica fosse percorrido por muitas pessoas, com a renovada determinação de ajudar quem encontrava a colocar Deus em primeiro lugar e a «santificarem-se juntos», “sempre propensa em realizar o testamento de Jesus: “Ut omnes unum sint”.

A catedral de Frascati estava repleta, A transmissão em streaming permitiu que o evento fosse acompanhado com traduções simultâneas em inglês, francês, português e espanhol. Mais de 18 mil acessos simultâneos, com pontos que reuniram até centenas de pessoas (como na Mariápolis Ginetta, no Brasil, ou na Mariápolis Renata, em Loppiano, na Itália).

“A missão que nos espera não é fácil”, declarou o bispo de Frascati, D. Raffaelo Martinelli, “mas é um serviço que queremos prestar à Igreja para oferecer um testemunho de fé, esperança e caridade por meio da obra e da vida de uma de suas filhas”.

Perfil de Chiara Lubich e oração de intercessão

 

 

Clique aqui e entre em contato com o Movimento dos Focolares na sua cidade.