Em 1991, ao visitar o Brasil, Chiara Lubich viu ao redor da cidade de São Paulo uma verdadeira “coroa de espinhos” – inúmeras comunidades carentes cercadas de pobreza. Impulsionada pelo carisma da Unidade, propôs aos membros no Brasil uma nova economia, em que parte do lucro das empresas seria destinado ao desenvolvimento social local. A ideia foi logo acolhida e naqueles dias mesmo, nasceu a Economia de Comunhão.

Assim como a Economia de Comunhão, que hoje está disseminada pelo mundo, o carisma da Unidade também suscitou novas linhas de pensamento em outros âmbitos da sociedade, como na arquitetura, na educação, na política, no direito, na sociologia, na psicologia, na comunicação, na ecologia, no esporte, na saúde e em muitos outros.

São experiências concretas e novas linhas de pensamento vivenciadas por grupos de pessoas que possuem afinidades em comum em diversas áreas. A vida somada a essas novas linhas de pensamento, abre caminhos para uma cultura renovada.

A finalidade

O diálogo é aberto a todos os que percebem a urgência dos desafios que temos diante de nós, para elaborar um pensamento e uma doutrina inspirados no paradigma da unidade, nos diferentes campos. O que não quer dizer unicidade, pelo contrário, sugere um discurso multíplice, com todos os pensamentos, ideias, perspectivas, de ontem e de hoje, não somente para confrontar-se, mas para gerar um “produto cultural” inovador. 

A proposta

Promover uma “cultura da unidade”, portadora de valores positivos, capaz de colocar no centro dos interesses culturais a pessoa humana na sua plena dignidade, na sua capacidade de relação e abertura à transcendência, como sujeito idôneo a doar ao nosso mundo um aspecto e uma dinâmica conforme as aspirações dos indivíduos e dos povos. A partilha desse novo pensamento e das experiências acontece em workshops, encontros, conferências e também por meio de artigos. 

Reconhecimentos

As influências da espiritualidade da unidade nos vários âmbitos culturais foram reconhecidos, nos últimos anos, por numerosas universidades católicas e leigas, que concederam a Chiara Lubich doutorados honoris causa em diversas disciplinas.

Conheça alguns reconhecimentos de Chiara Lubich no Brasil.