EDU – Educação Unidade

EdU – Educação Unidade reúne um grupo internacional de estudiosos e agentes do mundo da educação, com o objetivo de enunciar a teoria da educação que brota da experiência espiritual, do pensamento e da vida de Chiara Lubich e do Movimento dos Focolares.

Objetivo

Refletir, recolher experiências, coordenar estudos e pesquisas no âmbito educacional sobre o significado da dimensão relacional baseada no mandamento de Jesus “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, a fim de que “todos sejam um”. É, portanto, objetivo de EdU, delinear os princípios de uma “Pedagogia da Unidade”, por meio de formas e categorias específicas, próprias da pesquisa e da reflexão no campo educativo, com uma atenção especial às contribuições provenientes de diferentes áreas culturais.

Iniciativas

Pedagogos, especialistas em Ciências da Educação e educadores, na busca comum por uma cultura fundamentada no amor mútuo e na unidade entre pessoas, grupos e povos, estão comprometidos em confrontar-se em pesquisas sobre a finalidade, os métodos e resultados educativos, através de grupos de trabalho científico, fóruns, publicações, seminários e congressos, dos quais os de maior destaque, em nível internacional, até o presente momento, são:

1º Seminário Internacional – Coordenadores EdU

Confrontar-se sobre o debate atual relativo às ciências da educação e sobre o risco de fragmentação que investe todos os âmbitos do conhecimento e da experiência, e partilhar o senso de uma nova centralidade da educação, foram os objetivos do 1º Seminário Internacional para coordenadores EdU: “Da fragmentação à unidade. O olhar do educador. O olhar da educação”, realizado em Castelgandolfo (Roma – Itália), de 21 a 23 de maio de 2004.

1º Congresso Internacional

Fazer voltar ao centro do interesse a relação entre educando e educador, entre educadores, entre grupos, entre teoria e prática, foi o objetivo do primeiro Congresso Internacional, com o título “E como escola, uma cidade”, promovido por EdU – Educação Unidade. Foi realizado em Castelgandolfo (Roma – Itália), de 31 de março a 2 de abril de 2006.

2º Congresso Internacional

Refletir sobre a grande atualidade pedagógica do conceito de Chiara Lubich sobre a Arte de Amar, foi o objetivo do segundo Congresso Internacional, com o título “Educação, um ato de amor”, realizado em Cadine (Trento – Itália), dias 9 e 10 de outubro de 2010.


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Articoli

Alunos do ensino fundamental constroem “máquina da dignidade”

Alunos do ensino fundamental constroem “máquina da dignidade”

Por Luís Henrique Marques
A ideia nasceu sob inspiração da leitura de uma matéria publicada na edição de abril de 2016 da revista Cidade Nova, intitulada “Os invisíveis em busca da dignidade”, de autoria da jornalista Natália Zen. A história é a seguinte: a professora Silvana Maria da Silva e Souza, docente de Língua Portuguesa do […]

[Leia mais]
A Arte de Amar no muro de centro social em Manaus

A Arte de Amar no muro de centro social em Manaus

Faces do Dado do Amor estampam o muro do Centro Social Roger Cunha, cuja atuação é norteada pela Espiritualidade da Unidade.
O Centro Social Roger Cunha, em Manaus (AM), administrado pela Associação Comunitária de Apoio à Criança e à Família do Estado do Amazonas (ACACF), inaugurou, no dia 27 de outubro, um muro estilizado que recebeu […]

[Leia mais]

Brasil terá Congresso de Formadores da Infância

2

No mês de janeiro, três Mariápolis do Brasil recebem um Congresso de Formadores da Infância no Movimento dos Focolares.
De 12 a 15 de janeiro será na Mariápolis Ginetta, em São Paulo; de 19 a 22 de janeiro na Mariápolis Santa Maria, em Pernambuco, concluindo no Pará, na Mariápolis Glória, de 26 a 29 de janeiro.
O […]

[Leia mais]
Ibiporã ganha Monumento Dado da Paz

Ibiporã ganha Monumento Dado da Paz

 
Dia 12 de outubro de 2016, a cidade paranaense de Ibiporã ganhou o Monumento Dado da Paz em sua praça central, com a presença da comunidade local, autoridades e cidades circunvizinhas.
Como surgiu a ideia do Dado da Paz?
A professora Fátima Pietro transferiu-se para a cidade de Ibiporã trazendo consigo a experiência da “Educação […]

[Leia mais]