MPPU – Movimento Político pela Unidade

O que é

O Movimento Político pela Unidade é um laboratório internacional de trabalho político feito em comum, entre políticos eleitos nos vários níveis institucionais ou militantes em partidos e movimentos políticos diversificados, diplomatas, funcionários públicos, estudiosos de ciências políticas, cidadãos ativos, jovens que se interessam pela vida da própria cidade e pelas grandes questões mundiais, e todos os que desejam exercitar o próprio direito-dever de contribuir ao bem comum.

História

O MPPU tem suas raízes na história e no carisma da unidade, de Chiara Lubich. Entre as primeiras e exemplares testemunhas no âmbito político, o MPPU conta Igino Giordani, uma das grandes figuras do século XX na Itália, membro da Assembleia Constituinte e deputado na Câmera dos Deputados na primeira legislatura.

Oficialmente o MPPU foi fundado no dia 2 de maio de 1996, em Nápoles (Itália), por ocasião de um encontro entre Chiara Lubich e um grupo de políticos de diferentes funções e referências culturais.

Hoje o Movimento está difundido na Itália e em diversos países da Europa, da América do Sul e da Ásia.

Horizonte

O MPPU deseja contribuir para uma história de paz e de unidade entre os povos da terra, assumindo a fraternidade universal como princípio inspirador da ação política, para desdobrá-la em fatos, direitos e deveres, vendo sob esta ótica as estruturas institucionais locais, nacionais e internacionais.

No cenário interdependente que liga pessoas, grupos e nações, o MPPU privilegia instrumentos e itinerários de uma “política de comunhão”, nos quais a ação política coloca-se à serviço das expressões da socialidade humana e, através do diálogo, dá espaço a todos os passos positivos realizados pela humanidade, já alcançados e em desenvolvimento.

Iniciativas

No contexto das cidades e nas sedes dos parlamentos nacionais, nos órgãos de governo local e no debate político, o MPPU oferece espaços de encontro e de diálogo aberto a todos os sujeitos da política. Promove atividades e seminários, campanhas de sensibilização e congressos em nível internacional, onde os diversos aportes de pensamento e de experiência concorrem a buscar e experimentar novos caminhos para a solução dos problemas das comunidades civis.

Mira à participação, para fazer crescer uma cultura da cidadania fundamentada sobre valores partilhados e para reforçar, com competência e coerência, as medidas de inclusão e da coesão social.

Uma específica atenção é reservada aos jovens, protagonistas de percursos formativos de compromisso cívico e de participação ativa e consciente à vida pública. Tais escolas de formação social e política constituem uma rede internacional, operativa em algumas dezenas de cidades da Itália, Argentina, Brasil e Coréia do Sul.


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Articoli

Uma carta às comunidades do Focolare sobre a Reforma da Previdência

Caríssimas e caríssimos,
A recente comemoração do aniversário do passamento de Chiara, bem como o encontro havido há pouco com o papa Francisco, remetem-nos ao nosso compromisso concreto com uma sociedade mais fraterna, exercendo uma cidadania capaz de “levar amor aonde não há amor, para ali encontrar amor” (parafraseando são João da Cruz). No atual momento […]

[Leia mais]
Curso Sophia: entrevista com a deputada federal Luiza Erundina

Curso Sophia: entrevista com a deputada federal Luiza Erundina

1

A deputada federal Luiza Erundina participou da abertura do Curso de Férias Latino-Americano promovido pelo Instituto Universitário Sophia para América Latina e Caribe (Sophia ALC) com o tema “As bases teórico-práticas do paradigma da fraternidade: Projeções nas ciências sociais, políticas, econômicas e culturais”, na Mariápolis Ginetta.
 
Qual a contribuição desta experiência (Sophia) para a crise atual […]

[Leia mais]
Pacto de Responsabilidade Cidadã em Maquiné (RS)

Pacto de Responsabilidade Cidadã em Maquiné (RS)

“Não gosto de política… partido politico pra mim não precisava existir!!!”
Assim se manifestou um dos 35 participantes (justamente em um encontro sobre política!) do encontro realizado pelo Movimento Político pela Unidade, no dia 30 de junho, em Maquiné (RS), uma acolhedora cidade do litoral gaúcho.
Maquiné é a quarta cidade que recebe o encontro do MPPU […]

[Leia mais]
Conclusão da Escola Civitas em Cocalzinho (GO)

Conclusão da Escola Civitas em Cocalzinho (GO)

No dia 2 de julho de 2016, na Câmara Legislativa da cidade de Cocalzinho (GO) foi realizada a solenidade de conclusão do Curso de Participação e Cidadania para Jovens, promovido em Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás pela Escola Civitas de Brasília, ligada ao Movimento Político pela Unidade (MPPU), do Movimento dos Focolares. Cerca […]

[Leia mais]
Pacto de Responsabilidade Cidadã em Porto Alegre (RS)

Pacto de Responsabilidade Cidadã em Porto Alegre (RS)

No início de junho, uma noite fria em Porto Alegre (RS) foi aquecida com um caloroso diálogo sobre o Pacto de Responsabilidade Cidadã, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na sala Fórum Democrático. Assim como ocorreu nas cidades de Encantado em março e Gravataí em maio, o diálogo de Porto Alegre […]

[Leia mais]
12345...»