“Em toda parte o amor fraterno estabelece relacionamentos sociais positivos, aptos a tornar o consórcio humano mais solidário, mais justo e feliz. A nossa experiência, de mais de 60 anos, diz-nos que esses relacionamentos fraternos, vividos seja no cotidiano da vida pessoal, familiar e social, seja na vida das instituições políticas e das estruturas econômicas, liberam recursos morais e espirituais inesperados. São relações novas, cheias de significado, que suscitam as mais várias iniciativas e criam estruturas em favor do indivíduo e da comunidade”.

Da mensagem de Chiara Lubich ao congresso de Social One, “Relacionamentos sociais e fraternidade: paradoxo ou modelo sustentável?”, Castelgandolfo, 11 de fevereiro de 2005.

No carisma de Chiara Lubich, cuja contribuição a diferentes âmbitos sociais é reconhecida por várias universidades, católicas e leigas, encontram-se elementos com que os cientistas sociais podem enfrentar a necessidade que a própria sociologia tem de novas ideias, novas imagens e perspectivas. É a convicção de sociólogos e estudiosos do serviço social que, unidos por esta ideia, reuniram-se no grupo internacional denominado Social One.

Inspirando-se e extraindo do carisma da unidade, Social One visa encontrar pistas de reflexão e de pesquisa e chaves de leitura e interpretação da realidade social, de modo a elaborar conceitos e modelos inovadores, que possam orientar as dinâmicas sociais rumo à realização de um mundo mais unido.

Social One desenvolve uma experiência de vida, estudo e confronto por meio de uma dinâmica dialógica de escuta e de abertura recíproca. Reflete sobre conceitos de aplicação sociológica como o respeito, o dom, a solidariedade, o ágape, entendido como amor fraterno e desinteressado, e nos últimos anos aprofundou de modo especial a temática do “agir agápico”, promovendo seminários e congressos internacionais.

O grupo permanente de estudos de Social One reúne-se regularmente em Roma e utiliza-s de um network mundial de estudiosos. Particularmente, a rede de Social One conta grupos de estudos constituídos na Itália, Bélgica, Argentina e Brasil.

Maiores informações: http://social-one.org


Compartilhe no

Facebook WhatsApp

Articoli