SITE OFICIAL BRASILEIRO

Escola de Cidadania: caminhos para um mundo unido

A Escola de Cidadania Ginetta Calliari iniciou em 2019 um curso de seis anos chamado “Caminhos para um Mundo Unido”. Esse é o terceiro curso da escola que tem como objetivo se tornar espaço de construção do diálogo, em suas várias nuances, contribuindo para que, com base na cultura da Fraternidade, sejam formados “homens novos”, ou seja, pessoas que agem segundo o amor proposto pelo Evangelho.
Nos dois últimos cursos, os “alunos”, membros e aderentes do Movimento dos Focolares, bem como outros interessados puderam aprofundar “A Arte do Diálogo” e a “Doutrina Social da Igreja”.
Nesse terceiro, a proposta é focar em assuntos da dimensão humana e social, começando pelo tema “economia e trabalho”. No primeiro módulo, a empreendedora e pesquisadora Maria Helena Faller ministrou sobre “Pobreza, trabalho, consumo e cultura de comunhão”.
A metodologia da escola é totalmente dialógica, ou seja, construída em conjunto, com a troca de experiências e tendo o diálogo como princípio.
A dinâmica das aulas tem três momentos. A primeira parte é uma exposição feita por um professor, de uma aula, que foi construída coletivamente. O segundo momento, é uma atividade em grupo, pensando na aplicabilidade local e o terceiro momento é o diálogo com o professor.
Visite o site da Escola de Cidadania e assista às aulas!
 
www.focolares.org.br/escoladecidadania

Compartilhe
Veja também