Movimento Famílias Novas é formado por casais, famílias e pessoas de todas as nações, culturas, religiões, ou de convicções não religiosas, que se propõem a viver, na própria família a espiritualidade da Unidade, própria do Movimento dos Focolares.

Está presente em vários países do mundo, no Brasil somos uma rede espalhada em todo território que, atualmente, está dividido em 9 regiões. O mapa abaixo apresenta as famílias que representam cada uma das nossas regiões do Brasil.

 

 

 

São diversas as atividades formativas para a família e de acompanhamento para noivos no âmbito do Movimento dos Focolares. O setor responsável pelas famílias – denominado Movimento Famílias Novas – também têm uma atenção especial para casais em crise, viúvos, separados e casais em situação irregular, além de se empenharem na promoção de uma cultura da família e de adequadas políticas familiares, por meio de encontros e publicações, e colaborando com diversas agências educativas.

 

 

O  Movimento Famílias Novas é composto por famílias que se propõem a viver a espiritualidade da unidade e irradiar no mundo da família os valores que promovem a fraternidade universal.

É um estilo de vida que se enraíza no Evangelho vivido na vida de casal, no crescimento dos filhos, colocando-se num diálogo construtivo com outras famílias e, ao mesmo tempo, com as diversas realidades culturais, civis e eclesiais do território.

História 

No histórico discurso de fundação do Movimento Famílias Novas, em 19 de julho de 1967, Chiara Lubich deu-lhes um mandato: “Aqui, diante de vocês, parece-me ver Jesus que olha para o mundo, vê as multidões e tem piedade. Porque a parte de mundo que foi colocada sobre as costas de vocês é a mais dilacerada, a mais semelhante a Ele abandonado. Porém, através dos nossos olhos, é o mesmo Jesus que deve olhar para essas multidões e agir, para que esta piedade não fique no plano sentimental, mas se transforme em obras”.

Em 1981, no primeiro FamilyFest – evento que reúne famílias do mundo inteiro, Chiara disse aos 22 mil participantes: “Hoje a família necessita de uma forte injeção de amor. O nosso Movimento deseja revitalizar o amor que está implícito em cada família, com aquele amor que é puro dom de Deus”.

Atualmente são 800 mil as Famílias Novas no mundo inteiro.

CONTATOClique aqui para entrar em contato conosco
SITE INTERNACIONALClique aqui para conhecer o Site Internacional de Famílias Novas
NOTÍCIASClique aqui para visualizar as últimas notícias das Famílias Novas


Clique aqui e entre em contato com o Movimento dos Focolares na sua cidade. 


Compartilhe no

Facebook WhatsApp