movimento sacerdotalO Movimento Sacerdotal é um dos setores de ampla difusão do Movimento dos Focolares, cujo objetivo é difundir o espírito de comunhão no presbitério diocesano, nos seminários e nos vários âmbitos eclesiais, para contribuir à sua renovação à luz do testamento de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17,21). Fazem parte do Movimento sacerdotal não somente sacerdotes diocesanos, diáconos permanentes e seminaristas católicos, mas, nos modos apropriados a eles, também ministros de outras Igrejas cristãs e comunidades eclesiais.

Fazendo própria a espiritualidade da unidade, os sacerdotes redescobrem a importância de serem antes de tudo cristãos autênticos. E tomam consciência da palavra de Jesus “Disto reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35 ), testemunho que precede qualquer atividade ministerial.

Percebendo as exigências mais urgentes da Igreja, nos seus diversos campos pastorais ou “mundos eclesiais”, o Movimento Sacerdotal organiza encontros e cursos internacionais e regionais, que oferecem os subsídios do carisma e da experiência do Movimento dos Focolares nos âmbitos da pastoral, como a evangelização, catequese, formação etc. Estes encontros são verdadeiras escolas de vida, proporcionando a ocasião de conhecer inclusive as significativas experiências dos setores leigos do Movimento no campo da juventude, da família, da economia, da saúde, entre outros.

 

Clique aqui e entre em contato com o Movimento dos Focolares na sua cidade.